Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Itamar Franco

No post Os Senadores e o Decreto do Salário Mínimo, fiz menções a diversos Senadorees e suas falas durante a Sessão no Senado, de votação do salário mínimo.

Mas gostaria de dedicar um único post à entrevista do Senador Itamar Franco ao Jornal O Estado de São Paulo, devido á sua brilhante atuação durante a votação do Salário Mínimo no Senado Federal.

Trechos do Jornal o Estado de São Paulo, escrito por Marcelo de Moraes.

De volta ao Senado depois de 21 anos, o ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) foi responsável pela oposição mais dura feita ao governo federal na sessão de votação do salário mínimo. Mais do que criticar o valor proposto pelo Palácio do Planalto, Itamar deixou clara sua insatisfação com a aplicação de um decreto, que considera inconstitucional.

"O Senado hoje é um grupo fechado. Eu diria, com todo o respeito àqueles que estão chegando comigo, que hoje o Senado está na mão de quatro, cinco, seis pessoas. E há um comando muito forte do Executivo, principalmente sobre o Senado."

"Porque mal se começa o período do governo da presidente Dilma, já se viola a Constituição. É muito triste chegar ao Senado da República e constatar,..., que estamos tutelados pelo Executivo."

"Eu acho que a única coisa que a oposição não poderá fazer é se calar. O mais sério não foi só a violência contra o regimento. Foi a modificação da Constituição. Isso preocupa."

Estadão: (violar a constituição) isso abre um precedente perigoso?

Itamar Franco: "Muito perigoso. Hoje, foi sobre um decreto sobre o salário mínimo. Amanhã, quem sabe?"

"Achei,..., muito preocupante. A gente não brinca quando se viola a Constituição. É um passo muito difícil. Violou-se ontem, imagine, por causa de um decreto de salário mínimo. Uma coisa simples demais para se violar a Constituição. E o que é mais grave: o Senado aceitou essa violação da Constituição."


No blog: O salário Mínimo e o Decreto Inconstitucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário