Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O que faz um...Ministro de Estado?

Os Minsitros de Estado, são como os Secretários Estaduais e Municipais. São cargos do Poder Executivo, indicados pelo Presidente da República, pelos Governadores de Estado e pelos Prefeitos respectivamente.  

Os Ministros de Estado são importantes, pois são eles que trabalham pelas questões de interesse da Nação junto com o Presidente da República. Para cada área de interesse Nacional há um Ministério.

Ou seja, há Ministro da Saúde, da Educação, da Fazenda - que cuida das finanças, Ministro da Justiça, do Meio Ambiente, de Relações Exteriores, da Defesa, entre outros.

Atulalmente, no brasil há 24 Ministros, e mais 12 Cargos de Chefia que são equivalentes à Ministérios, ou seja, hoje temos 36 Ministros de Estado no Brasil, haja questões de relevância nacional, e haja dinheiro pra bancar todas essas pastas e seus mais de 25.000 cargos de confiança.

Cabe aos Ministros:
- Elaborar projetos
- Acompanham e avaliam Programas Federais
- Formulam e apresentam políticas relacionadas às suas pastas
- Estabelecem estratégias e diretrizes para aplicação do dinheiro público, vindo dos impostos

Lula ao lado do Ministro José Dirceu e do Ministro Palocci
ambos se envolveram em escândalos de corrupção
Mau exemplo
Nos Brasil, nos últimos anos, acostumamos a ver entrada e saída de Ministros, trocas e manutenção no Poder Executivo, isso é positivo. Contudo, partidos políticos interessados em se manter no Poder, estão fazendo as chamadas rifas e as distribuições de Ministérios para partidos aliados.

Hoje no Brasil, não se nomeia mais um Ministro pela sua capacidade ou competência, mas pela sua sigla partidária e por interesses políticos do Presidente da República e de seu partido.

 É muito importante acompanhar o trabalho e a biografia dos Ministros, mesmo não podendo elegê-los, você pode votar e eleger o chefe dos Minsitros, o Presidente, é ele o responsável pelos Ministros e pelas ações dos mesmos.

Tivemos há poucos anos o escândalo do Mensalão, envolvendo Ministros do Governo, e estes, nem sequer foram demitidos, retiraram-se quando acharam que era conveniente, e isso é ruim para o Brasil.

Também tivemos Ministros gastando dinehiro público dos impostos, com viagens, comida e roupas para uso próprio. Tivemos Ministros que fabricaram dossiês, e nenhum desses foi demitido pelo Presidente.

Atenção, votando no Presidente, você também dá sinal verde para que seus aliados venham a se tornar Ministros no futuro. 

Importante ver antes de votar: clique aqui

Fonte: Wikipedia

Um comentário: