Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Político com P "maiúsculo" - Jefferson Péres

                                                                          
José Jefferson Carpinteiro Péres
Nasceu em Manaus, AM - 18 de Março de 1932

Foi um político e professor brasileiro. Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.

Antes da vida pública, lecionava na área de Economia na Universidade Federal do Amazonas.

Em 1950 participou da campanha O Petróleo é nosso.

Mas foi eleito em 1988 para seu primeiro cargo público, Vereador na cidade de Manaus. Se reelegeu, e cumpriu seu mandato até 1995 quando foi eleito Senador pelo Amazonas.

Seu trabalho no Senado foi reconhecido, como um homem público sério e incisivo, um grande orador das tribunas, nunca se envolveu em qualquer escândalo de corrupção.

Em 2002 foi reeleito para o Senado, para mais oito anos. Foi líder da bancada do PDT e era considerado uma referência ética no Senado Federal. Defendeu os interesses do AM, fez discursos empolgantes em defesa da soberania nacional e da Amazônia.

Em 2006 foi candidato à Vice-Presidente na chapa junto com Cristovam Buarque, também do PDT.
O Senador do AM havia anunciado que deixaria a vida pública ao término do seu mandato em 2010, porém em 23 de Maio de 2008 ele faleceu vítima de uma parada cardíaca. 

Jefferson Péres foi um dos grandes nomes do Senado Federal pela sua fibra, coragem, sagacidade, ética, coerência, pela sua força de vontade no combate à corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário