Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Político com P "maiúsculo" Franco Montoro

André Franco Montoro
São Paulo, SP - 14 de Julho de 1916

Foi advogado, professor e político brasileiro, tendo sido eleito 15º Governador do estado de São Paulo.

Franco Montoro como é conhecido, foi filho de um tipógrafo, formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP. Também formou-se em Filosofia e em Pedagogia.

Se tornou professor Universitário da PUC-SP, assumiu posteriormente o cargo de Secretário Geral de Serviço Social da Secretaria Estadual de Justiça. Por 10 anos, foi Procurador do Estado.

Ingressou na política, tendo sido eleito vereador de São Paulo em 1947, em seguida, elegeu-se Deputado Estadual e posteriormente foi Deputado Federal por três mandatos consecutivos.

Durante a "experiência" Parlamentarista no Brasil, tendo Tancredo Neves como Primeiro-Ministro, assumiu o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Com a queda de João Goulart e o Golpe Militar de 1964, Franco Montoro filia-se ao MDB. Em 1970 elege-se Senador, e se reelege 8 anos depois. Com a volta do pluripartidarismo ingressa no PMDB onde em 1982 é eleito Governador do Estado de São Paulo, tendo sido as eleições de 82 um marco pela volta das eleições diretas após quase vinte anos.

Com Franco Montoro no Governo do Estado, sua cadeira no Senado é ocupada por Fernando Henrique Cardoso. Na eleição de 82, Franco Montoro disputou o cargo de Governador com concorrentes entre eles Jãnio Quadros e Lula.

Como governador, Montoro descentralizou a administração do estado em 42 regiões de governo. Na área da educação, municipalizou a merenda e as construções escolares, além de implantar o ciclo básico no extinto Primeiro Grau.

Construiu quatro mil quilômetros de estradas vicinais, ampliou as redes de água e esgoto e a quantidade de municípios atendidos pela Sabesp. Expandiu a atual Linha 3 do Metrô. Reequipou as Polícias Civil e Militar, criando a Operação Polo e o Tático Móvel, como iniciativas para reduzir a criminalidade

O Governador de São Paulo José Serra (2007 a 2010), foi Secretário de Planejamento de Montoro e o Governador Orestes Quércia (1987 a 1991), além de sucessor de Montoro, era também seu vice.
Mário Covas foi prefeito de São Paulo nomeado por Montoro em 1983 e depois também se tornaria Governador de São Paulo.

Montoro foi uma das principais lideranças na luta pela redemocratização do país e da campanha pelas eleições diretas para presidente da República. Ao lado de Tancredo Neves e Ulysses Guimarães, esteve em todos os discursos e comícios pró-diretas, em 1984.


Montoro teve atritos com os Peemedebistas de SP, com a vitória de Jânio Quadros sobre Fernando Henrique Cardoso. Ao deixar o Governo paulista, tem Orestes Quércia como seu sucessor.

Em 1988 foi uma das lideranças junto com Mário Covas, Serra, Fernando Henrique Cardoso, Chagas Rodrigues, José Richa, Teotônio Vilela Filho, entre outros fundaram o PSDB.

Em 1990 Franco Montoro perdeu a disputa ao Senado para Eduardo Suplicy. Nos anos posteriores, elegeu-se Deputado Federal por dois mandatos. Não tendo completado o segundo decorrente do seu falecimento em 16 de Julho de 1999.

Frases de Franco Montoro

"República significa coisa pública e não coisa nostra"

"Ninguém vive na União ou no Estado, as pessoas vivem no município!"

"Não podemos aceitar a exploração do homem pelo homem, nem a opressão do homem pelo Estado, comunidade é a ideia força de uma política humanista"

"Não basta que o país seja mais rico, mas que a população viva melhor"

"Programas participativos tem resultados muito superiores aos que se baseiam apenas nas estruturas burocráticas"


Fonte: Wikipedia, Blog de volta ao pulsar das ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário