Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

188 anos de Independência

e apenas 21 anos de Democracia

Olhar consciente sobre o Brasil
Somos um país democraticamente novo. Vamos pra nossa sexta eleição pra Presidente. Refletimos, analisamos, aprendemos com os erros, somos motivados pela situação econômica do país, mas há muito o que se fazer e muito o que se pensar, afinal em 2022 completaremos 200 anos independentes. E assim como um homem reflete quando chega na meia idade, o país precisa analisar o que somos, onde estamos e pra onde queremos ir definitivamente.

A Economia melhorou muito nos últimos anos, que são o resultado do combate à inflação e à estabilização monetária proporcionada pelo Plano Real. Recursos energéticos e novas perspectivas nos motivam, mas o país ainda carece no que se diz sobre Infra-estrutura, nossa malha rodoviária federal é precária e oferece riscos. Não se investe em metrô, ferrovias e aerovias. De todos os nossos aeroportos, todos sobrecarregados. É evidente que muito precisa ser feito nessa área.

O país ainda é desigual. Alguns estados mostram avanços e positivos projetos de desenvolvimento. Enquanto a grande maioria dos Estados Brasileiros carecem de investimentos, nossos municípios se veem de mãos atadas frente ao Centralização do Poder e da Administração Pública, característica essa, herdada dos portugueses que nos colonizaram.  

Altas taxas e abusivos impostos, má distribuição de recursos, ineficiente distribuição de renda, baixas taxas de investimentos governamentais, altas juros. Esse quadro precisa ser reparado, e esses números não podem ser engavetados ou maqueados pelo Governo que diz ter compromisso com o povo.

Educação é a única chave para o desenvolvimento de uma Nação. Erradicar o analfabetismo. Profissionalizar o jovem, é garantir emprego e dar oportunidade de vida. Investir na educação é assegurar o combate eficiente à criminalidade e as drogas.

Na saúde, o Brasil precisa descentralizar o sistema. Precisamos municipalizar a saúde e dar aos prefeitos os recursos necessários para coordenar programas de assistencia às gestantes, idosos e crianças. A Saúde tem que ser tratada nas escolas, o combate às drogas tem que ser visto como objetivo de saúde pública. 

A Segurança remete à dois dutos: tráfico de drogas e tráfico de armas. Para solucionar tais problemas uma única solução: Proteger as fronteiras. O Brasil precisa atuar de forma séria e imediata nas fronteiras à fim de vedá0las contra o tráfico de países vizinhos. O brasil também necessita fazer a Reforma do Sistema Judiciário, á fim de acelerar os processos. E também realizar a Reforma Penitenciária, melhorar o sistema de segurança e garantir profissionalização e integração para ex-detentos. 

O Meio Ambiente tem que ser visto com maior seriedade. Garantir o tratamento do esgoto é fundamental para assegurarmos à diversidade em rios e mananciais. Também precisamos olhar de forma responsável para a Amazônia, para as novas fontes de energia limpa, incentivarmos a captação de água de chuvas e os paineis solares em residências. Colocarmos á Ecologia dentro das escolas, ampliarmos a Reciclagem do Lixo e a Coleta de resíduos.

Também remetemos aos alarmante números do Saneamento Básico. Ampliá-lo tem que ser meta para o país, para os Estados e Municípios. Erradicar a Seca no NE é proporcionar condições de captação e armazenamento de água. E também investir no turismo da região.

Somos independentes há um bom tempo, mas somos adolescentes no que se diz sobre Democracia. O Brasil precisa amadurecer, valorizar a consciência política para promover igualdade social. 

Não sabemos ao certo como o País estará em 2022 quando completaremos nosso Bicentenário da Independência, mas podemos garantir que será pelo processo democrático e republicano que chegaremos até ele, combatendo nossos problemas, buscando slouções inteligentes para melhorarmos a vida de todo o nosso povo.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário