Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Penúltimo Debate

Até o dia 03 de Outubro, os candidatos à Presidente tentarão conquistar mais votos, e até lá, caberá aos eleitores participarem do Processo Democrático e escolherem as melhores opções para o próximo mandato.

Depois de outras grandes oportunidades, a TV Record realizou no dia 26 de Setembro o penúltimo debate até o dia das eleições do 1º turno. 

O debate da TV Record contou com a participação dos quatro principais candidatos á Presidência: Plínio de Arruda Sampaio, José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva.

Em um formato que permitia o diálogo e o amplo debate de questões relevantes, com tempos semelhantes para que todos os candidatos pudessem falar.

Serra condenou a aproximação do Brasil com países que, segundo ele, teriam governos “ditatoriais”, como o Irã. "Parece que temos carinho e amizades por elas [as ditaduras]."

Marina: "É uma perda de tempo para o Brasil [a polarização]. Não quero ficar medindo currículos. [...] Mas a Dilma e Serra são muito parecidos."

Dilma fala sobre os escândalos envolvendo a sua antiga pasta na Casa Civil: “Eu queria assegurar, sem sombra de dúvida, que se eu assumir, se o governo não concluir as investigações, eu vou investigar até o fim.”

Plínio fala sobre Marina Silva: "Tudo você fala em plebiscito, você quer agradar gregos e troianos. Você foge"
Marina responde: "Eu prefiro debater. E quando eu digo que prefiro plebiscito para a questão da maconha e do aborto é porque eu confio na democracia."
Plínio replica: "Você está então fazendo uma enorme demagogia, estou tendo até uma atitude antipática de dizer claramente aqui. Você está fazendo demagogia com essa história de ir para o segundo turno."

Serra disse: "O Lula não é meu inimigo. Eu não trato adversários como inimigos a serem extirpados."

Dilma diz: “Estamos tornando sonhos possíveis.”
Plínio replica: "Você mudou da esquerda para a direita"

Marina fala sobre o analfabetismo: "É como se essas pessoas estivessem ouvindo pela metade, enxergando pela metade."

Serra: “O Arruda, quando ele foi pego em um escândalo de corrupção, foi afastado pelo DEM. [...] Enquanto os integrantes do PT ficaram numa ‘nice’, impunes, alguns inclusive participando da campanha da Dilma"

Serra prometeu fortalecer o Bolsa Família e disse que o programa seria, na verdade, uma “junção de bolsas criadas” pelo governo FHC.

Plínio defendeu a valorização do professor e disse que, se eleito, irá destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país para financiar medidas na área da educação.

Dilma: “Eu prefiro a democracia ao silêncio das ditaduras.”

Plínio :"A corrupção é inaceitável, e a verdade é que ela bateu na porta da Casa Civil duas vezes. Até agora, não se viu culpado."

Plínio afirmou que Dilma, ao dizer que não sabia de irregularidades cometidas por funcionários da Casa Civil ainda durante a sua gestão, seria “incompetente ou conivente”.

Serra: "Vou criar 1 milhão de vagas em escolas técnicas"

Marina indagou Dilma sobre os escândalos envolvendo a Casa Civil: "o que a senhora fez para combater a corrupção na Casa Civil?"
Dilma respondeu: "Marina, (fiz) a mesma coisa feita por você quando ministra do Meio Ambiente, que teve processo similares, pessoas envolvidas na venda e compra de madeira do desmatamento. Isso foi objeto de investigação"

Serra "O governo Lula não mudou a política econômica do Fernando Henrique (Cardoso). Quando chegaram no governo aproveitaram as coisas boas que o governo tinha feito"

Fonte: R7, TV Record, Folha.com, Terra, UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário