Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como mudar o Brasil?

Brasil, um país continental, de problemas complexos, mas de muita criatividade e disposição pra solucionar. Brasil, um país de grande potencial econômico e energético, de recursos hídricos e naturais. Brasil, uma país de mais de 185 milhões, de grande diversidade étnica e religiosa. Brasil da tolerância e da solidariedade, Brasil do diálogo e da compreensão. Brasil da democracia jovem!

Somos um país com grandes deficiências, nossa Educação é uma das piores da América Latina, países como Chile e Argentina estão à frente, por descobrirem antes de nós que um país só cresce quando investe na Educação.

Somos um país de centralização do Poder, da submissão do Judiciário e do Legislativo que se curvam ao Executivo. Brasil, o país que prefere o imediatismo das medidas provisórias ao planejamento dos projetos de médio e longo prazo. País paternalista, país de meia dúzia de oportunistas que valorizam o 'jeitinho" em detrimento ao comportamento consciente e sério dos cidadãos.

Brasil, um país de dádivas naturais, mas de atrasos sociais e ideológicos muito grandes. Um país que não é exigente com seus governantes, e que vendou-se frente às anemias das políticas públicas. Brasil da ineficiência do estado, da inércia e de atrasos do assitencialismo.

Brasil que parece não dar a devida importância às reformas, que paga seus impostos sem ver, que nem sequer exige transparência nos gastos públicos do Governo.  

O que falta para o país? 

O que falta para a nossa Educação, Saúde, Segurança melhorarem? O que falta para que o Saneamento chegue a todos, que o Meio Ambiente seja protegido e respeitado, que o desenvolvimento concilie com a agenda sustentável? O que falta pra termos mais Justiça? Um justiça mais justa e mais ágil? O que falta pra que a seca e a fome sejam combatidas com firmeza e planejamento e não com obras faraônicas que remediam um problema de expressão nacional? O que falta para que os cidadãos respeitem as cidades e se submetam às leis, e que os políticos sirvam ao povo ao invés de servirem-se de nós?

Falta consciência do cidadão, do eleitor, do brasileiro. Falta mobilização das Instituições e predisposição da sociedade para defender a Nação.

É pra isso que estamos aqui, pra construirmos um Brasil mais sério, mais coerente, mais legítimo, que busque na política a representatividade necessária para que cidadão, sociedade e Estado façam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário