Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Diagnóstico: Segurança

Painel Diagnóstico
Brasil, em época de transição do poder, em que políticos se sucedem nos cargos majoritários à frente dos Estados e do Governo Federal, em que outros políticos desocupam suas cadeiras para que outros possam chegar às Assembleias Legislativas e ao Congresso Nacional. Fim das eleições e momento de transição - momento oportuno pra fazermos um Diagnósticos das principais questões brasileiras: Segurança, Educação e Saúde.

Diagnóstico: Segurança

Guerra no Rio de Janeiro, bandidos enfrentando de igual para igual forças militares, favelas servindo de cenário para a violência, as drogas e a criminalidade, que são de solução difícil, mas de origem social, econômica e política.

- O maior problema da Segurança no Brasil é a questão da lei, a impunidade, burocracia e lentidão da Justiça, o Código Penal ultrapassado, e a falta de informatização e inteligência do Sistema são culminantes para o agravamento da questão da Segurança Pública.

- Ineficácia do Sistema Penitenciário, criado no intuito de punir os criminosos e reintegrá-los à sociedade, provoca atualmente o resultado oposto, bandidos se tornam ainda mais bandidos dentro das cadeias superlotadas, que misturam vários tipos de criminosos e geram revoltas. O ex-detento que sai da cadeia com boa intenção  enfrente preconceito e não tem muitas oportunidades á não ser, voltar ao crime.

- Dentre as principais causas da criminalidade e violência está a elevada desigualdade social, que não é vista com responsabilidade pelo estado. Não é apenas uma questão de ajuda ou benefício, ela tem que ser tratada com seriedade à fim de garantir maiores oportunidades ás pessoas que nas favelas, por exemplo, optam pelo crime e pelas facções, já que lhe garantem maior segurança e rentabilidade.

- Há nas regiões mais pobres pouca infra-estrutura, culpa dos Governos, que não investem o necessário em urbanização, habitação, saneamento, segurança, educação e cultura.

- Como já foi dito em um post anterior, as fronteiras brasileiras estão abandonadas, não há segurança ou fiscalização que proteja essa grande área que o Brasil tem com os países vizinhos. São por elas que entram drogas e armas que sustentam o crime das facções criminosas.

- Há portanto, omissão e ineficiência do estado.

- Municípios de grande, médio e pequeno porte encontram-se de mãos atadas, e muitos estados também não encontram recursos e planejamento necessário para tratar essa questão que tem que ser levantada em esfera Nacional com veemência e responsabilidade.

Soluções:

- Reforma Judiciária - pra informatizar a Justiça, atualizá-la promovendo um Sistema mais adequado á realidade nacional, que seja mais rígido na questão penal e criminal e que trate da questão de dependentes químicos como pessoas que tenham que ser amparadas e tratadas á fim de cortar seus laços com as drogas proveniente do tráfico que sustenta as facções criminosas.

- Reforma Penitenciária, erradicando a superlotação, com reavaliação dos processos dos detentos, com penas alternativas, serviços sociais e coletivos como na construção de escolas, na reforma e pintura de creches e postos de saúde, na jardinagem da cidades. E a adequação das penitenciárias ao mínimo de respeito aos direitos humanos, com inclusão de sistema de ensino, profissionalização de detentos buscando sua reintegração na sociedade. Inclusão do trabalho obrigatório aos detentos á fim de que eles paguem pelas suas despesas dentro da reclusão. Informatização do Sistema e reformas nas delegacias e penitenciárias também seriam levadas em contas na Reforma Penitenciária.

- Programa de Urbanização de Favelas e a introdução do Estado e das Políticas Públicas nas regiões mais pobres.

- Polícia de fronteira, com atividade das Forças Armadas e Polícias á fim de monitorar e fiscalizar nossas fronteiras em toda a sua extensão.

- Reforma Política, à fim de permitir maior representatividade e poli´ticas públicas mais eficientes que atendam à população.

- Reforma Tributária, para que os recursos arrecadados não se concentrem com o Governo Federal, e sim, sejam partilhados entre os municípios para que possam colocar em práticas políticas públicas de acessibilidade do estado às regiões mais pobres.

- Preocupação do estado e da sociedade com a reintegração social de detentos

- Plano Nacional de Segurança com medidas de curto, médio e longo prazo, de todas as esferas do Governo, com parceira público-privada e atividade dos Setores Sociais.

'Dia D será quando tiver um plano de segurança sério' - José Padilha direitor de "Tropa de Elite"

Nenhum comentário:

Postar um comentário