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quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cultura - barreiras sociais

Recolhi para esse post, fragmentos de uma matéria do UOL, que traz dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre a acessibilidade da população à cultura.
 
Preços altos, barreira social e distância são os grandes fatores responsáveis pela percepção do brasileiro de que o acesso às atividades culturais no país é difícil. É o que indica o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), criado pelo Ipea.

Para 71% dos entrevistados, os preços altos são obstáculo ao acesso à oferta cultural, acreditam que esse ponto é um importante empecilho para usufruir dos bens culturais. Outra razão apontada como obstáculo foi a barreira social imposta pelo perfil do público que frequenta espaços culturais. Para 56%, há essa barreira.

Além disso, em relação à localização dos equipamentos culturais, 62,6% o percebem como distante do lugar onde moram. Apenas para 35,3% a localização não é um problema significativo. Quanto maior rendimento, maior proximidade e acesso a equipamentos urbanos de cultura e lazer, diz a pesquisa.

Para 35,4%, o tempo é insuficiente para fazer tudo o que se desejam. Já 44,9% disseram que o tempo é suficiente, mas que sempre há alguma atividade ainda a ser feita, como compromissos, cuidados com a casa, compras, entre outros. São apenas 18,4% os que percebem ter grande parcela de tempo disponível, mas afirmam não encontrar nada de interessante para preenchê-lo.

Se tivessem mais tempo, os entrevistados disseram que procurariam,em primeiro lugar, fazer cursos (33,3%), seguido de práticas esportivas (16,1%); não fazer nada (15,1%); cuidar dos filhos, da família e da casa (13%). A realização de atividades mais próximas das práticas culturais como estudar, pesquisar e ler foi indicado por apenas 9,9% dos entrevistados; e frequentar espaços culturais e de lazer, por 7,7%. Por fim, a opção de praticar atividades artísticas foi apontada por 3,6%.

Hoje, a maioria dos brasileiros tem como atividade cultural assistir televisão. São 78% os que afirmaram assistir televisão ou DVD todos os dias. Música é outra prática disseminada: 58,8% afirmaram que a frequência da prática é diária, e outros 25,5% ouvem rádio/música pelo menos uma vez por mês.


A frequência é menor para teatro, circo e shows: 59,2% disseram nunca ir e 25,6% afirmaram ir raramente. Apenas 4,2% visitam museus e centros culturais pelo menos uma vez por mês.

Comentário:

Investir em Cultura, Esporte e Lazer também são tarefas do Governo e da Administração Pública. Proporcionar espaços culturais e desenvolvimento artístico garante maiores oportunidades para as famílias de baixa renda, e consequentemente aumenta a qualidade de vida dessas pessoas.

Além de estar previsto na Constituição, os cidadão brasileiros tem o direito de ter acesso à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, cabendo aos políticos criar tais espaços e condições para que ocorram.

Para que o Brasil se torne um país verdadeiramente desenvolvido, é preciso olhar com maior atenção à Cultura, ao esporte e à Educação, pois são com essas Políticas Públicas voltadas ao jovem e ao cidadão que se garante novas oportunidades e perspectivas para as pessoas. 

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