Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Falta de prioridade

O Governo deu sinal verde, e o Congresso Nacional aprovou a criação do 39º Ministério voltado para a defesa dos interesses das micro e pequenas empresas. Contudo, a falta de prioridades dos Poderes Executivo e Legislativo beiram o inexplicável.

Apesar de terem aprovado a criação de um Ministério para tratar das micro e pequenas empresas, nem o Congresso Nacional nem o Palácio do Planalto se mobilizaram para aprovar inúmeros projetos que tramitam na Câmara e no Senado, e que tratam justamente de quetsões relevantes e de grande interesse para o fortalecimento, incentivo e proteção das micro e pequenas empresas.

Exemplo disso é esta manchete do Jornal O Estado de São Paulo:

Brasil é o quinto país mais lento do mundo para se abrir uma empresa
Relatório do Banco Mundial indica que o processo para abrir um negócio demora 119 dias. Na Nova Zelândia, espera é de três dias.
 
Empreender no Brasil é uma experiência que demanda foco, dinheiro e, segundo um relatório recentemente divulgado pelo Banco Mundial, também muita paciência. Isso porque a burocracia na regulamentação de um novo negócio coloca o País entre os cinco mais lentos do mundo para a abertura de uma empresa.

A Colômbia foi o país que mais progrediu na prática de atração de empresas e empreendedores no mundo. O país avançou 15,3% desde 2005 nesse quesito, que leva em conta o cenário macroeconômico, associado ao ritmo de reformas estruturais e institucionais.
Em comparação direta, o Brasil evoluiu apenas 0,6% nesse mesmo período, ficando atrás da Jamaica, Nicarágua e até da pequena ilha de Dominica, no Caribe.

Para ler a notícia, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário