Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Deu até no Financial Times...

Censura, Política, Eleição, Brasil - se fosse em forma de Tag´s, seriam estas as palavras pra descrever mais um triste episódio na vida democrática do Brasil.

A lei nº9504 de 1997, foi sancionada e aplicada pra já, pra estas eleições em todo o território nacional.
Esta lei aparentemente inocente, proíbe imediatamente, de se fazer na TV, rádio, internet, qualquer sátira aos políticos, durante todo o período eleitoral.

Sendo a comédia um artifício muito usado pra conscientização política. Além de não ter fundamento, essa lei volta a falar de um tema que já discutimos anteriormente, a CENSURA.

Obviamente, Casseta e Planeta, CQC, Pânico na TV, e todos os programas humorísticos, se enquadravam, ficando proibidos de satirizar políticos, sob pena de serem multados ou até de terem seus programas interditados. - Te lembra alguma coisa isso?

Indignados, humoristas e comediantes se organizaram e começaram à protestar. Na semana passada, eles se reuniram em Copacabana, RJ, e fizeram a Passeata "Sem Censura".

O caso foi noticiado pela imprensa do Mundo Todo, afinal é comum no mundo todo, política se associar à comédia.

Esta semana, um decreto do Supremo Tribunal Federal revogou temporariamente à lei. A Censura foi engavetada, comediantes e cidadão voltam á estar livres, mas não custa ficar sempre de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário