Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Pai dos Pobres e Mãe dos Banqueiros

Citando números divulgados pela Economática, Aloysio Nunes informou que, entre 2003 e 2010, o lucro líquido dos nove bancos chegou a R$ 199,4 bilhões, valor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No governo Fernando Henrique, entre 1995 e 2002, essas mesmas nove instituições bancárias lucraram R$ 30,7 bilhões, também em valores corrigidos pela inflação.

O senador Aloysio Nunes se baseou em estudo publicado pela consultoria Economática, a respeito do lucro das maiores corporações do Brasil. Corrigida a inflação, os nove bancos analisados na pesquisa obtiveram lucro 550% maior no governo Lula do que na gestão do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Trechos do Pronunciamento do Senador Aloysio Nunes

"Nunca antes na história desse país um governo que se dizia de esquerda e dos trabalhadores deu tanto lucro aos bancos. Nunca imaginei que o PT fosse um partido revolucionário ou que o seu principal líder, o Lula, quisesse acabar com o capitalismo. Ele era e é um sindicalista reformista. Um líder político moderadamente reformista. Nunca me enganei ou me iludi quando a isso. Tenho pena é da jovem militante do PT que dormiu sonhando com Che Guevara e acordou nos braços de Delúbio Soares"

"A conclusão é óbvia: enquanto o Presidente Lula propagandeou que havia sido o pai dos pobres, os números evidenciam que ele foi a mãe dos ricos, porque os bancos nunca antes, neste País, ganharam tanto"

"enquanto o Governo paga migalhas para os mais pobres, distribui juros fartamente aos mais ricos e, o pior, ainda se vangloria de que estaria atendendo a todas as camadas sociais igualmente."

"se prevalecesse a linha política que o PT preconizou durante toda a sua existência até chegar ao poder. Imagine o caos que estaria instalado sobre este País! Plebiscito sobre a dívida externa, calote, auditoria sobre a dívida interna, repúdio à responsabilidade fiscal, elogio da inflação; enfim, esse era o PT de antes do Governo"

"para mim, foi uma boa surpresa a condução da política econômica (implantada por Fernando Henrique Cardoso) pela equipe do Presidente Lula. Positiva, permitiu que nós tivéssemos 16 anos de fundamentos sólidos à nossa economia; permitiu que enfrentássemos essa última crise com certa galhardia."

Fonte: Agência Senado, Secretaria-Geral da Mesa / Secretaria de Taquigrafia

Nenhum comentário:

Postar um comentário