Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Novos tempos

Em 8 anos no Poder, Lula não convidou Fernando Henrique Cardoso para uma reunião, ao contrário, passou seus dois mandatos criticando seus antecessores e atribuindo a si as benfeitorias que permitiram ao Brasil crescer com uma moeda estável e com a inflação equilibrada.

Mas passada a Administração Lula, sua sucessora já deu claros exemplos que não teremos "mais do mesmo", e não apenas na Política Fiscal, na Diplomacia ou na questão Ética, Dilma parece já demonstrar maior disposição em dialogar, em promover a troca de experiências e já demonstra reconhecer que não foi Lula quem descobriu o Brasil.

Passados três meses desde o início de seu Governo, Dilma já demonstrou cordialidade e respeito pelos seus antecessores, em especial o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso que apesar de opositor, tem boa relação com Dilma.

Em um evento em homenagem aos 90 anos do Grupo FOLHA, Dilma Rousseff não só cumprimentou FHC como fez um convite para que ele fizesse uma visita à ela no Palácio do Planalto, convite este, inédito, que nunca havia sido feito, nem por cortesia, pelo então Presidente Lula.

Agora, com a visita de Obama ao Brasil, Dilma e o Palácio do Itamaraty convidou todos os ex-Presidentes brasileiros para um almoço em homenagem a Barack Obama. FHC não só compareceu, como foi colocado na mesa principal do almoço, ao lado da Presidente Dilma, do casal Obama e outras autoridades.

É certo que estamos em novos tempos, quando tais fatos surpreendem, esperávamos "mais do mesmo" e as mudanças de comportamento ficam evidentes, assim como as orientações políticas, econômicas e diplomáticas como um todo.

Fonte: Stuckert Filho, Helena Chagas, Marcelo Justo

Nenhum comentário:

Postar um comentário