Em 8 anos no Poder, Lula não convidou Fernando Henrique Cardoso para uma reunião, ao contrário, passou seus dois mandatos criticando seus antecessores e atribuindo a si as benfeitorias que permitiram ao Brasil crescer com uma moeda estável e com a inflação equilibrada.
É certo que estamos em novos tempos, quando tais fatos surpreendem, esperávamos "mais do mesmo" e as mudanças de comportamento ficam evidentes, assim como as orientações políticas, econômicas e diplomáticas como um todo.
Mas passada a Administração Lula, sua sucessora já deu claros exemplos que não teremos "mais do mesmo", e não apenas na Política Fiscal, na Diplomacia ou na questão Ética, Dilma parece já demonstrar maior disposição em dialogar, em promover a troca de experiências e já demonstra reconhecer que não foi Lula quem descobriu o Brasil.
Em um evento em homenagem aos 90 anos do Grupo FOLHA, Dilma Rousseff não só cumprimentou FHC como fez um convite para que ele fizesse uma visita à ela no Palácio do Planalto, convite este, inédito, que nunca havia sido feito, nem por cortesia, pelo então Presidente Lula.
Agora, com a visita de Obama ao Brasil, Dilma e o Palácio do Itamaraty convidou todos os ex-Presidentes brasileiros para um almoço em homenagem a Barack Obama. FHC não só compareceu, como foi colocado na mesa principal do almoço, ao lado da Presidente Dilma, do casal Obama e outras autoridades.
Fonte: Stuckert Filho, Helena Chagas, Marcelo Justo
Nenhum comentário:
Postar um comentário