Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Estamos na contramão? (2)


Trechos do Senador Álvaro Dias, questionando a situação da Infraetsrutura no nosso país.

Caos nos Aeroportos

"Os problemas são agudos, são de profundidade e comprometem a plataforma de desenvolvimento sustentável da nossa economia. Sabemos que o investimento em infraestrutura é condição necessária tanto ao crescimento econômico como para ganhos sustentáveis de competitividade."

"O cenário é preocupante sob diversos ângulos: estradas esburacadas, portos e aeroportos saturados, as malhas ferroviária e hidroviária incapazes de ligar o território de ponta a ponta, sem falar da energia e serviços de comunicações, entre outros."

"O Brasil ocupa a incômoda a 123ª posição no ranking internacional de qualidade portuária, que reúne 134 nações. A qualidade da nossa infraestrutura portuária nos coloca em posição inferior à Nigéria e Bangladesh."

"Um estudo do Ipea avalia que seriam necessários R$42 bilhões para atender 265 obras importantes nesse setor. Os investimentos previstos nos PACs 1 e 2 foram de R$15 bilhões. Aliás, é bom sempre frisar: o PAC é uma sigla para o marketing oficial."

"O Governo tem o dever de estabelecer prioridades para a aplicação desse recursos, independentemente de estar o PAC sendo alvo das atenções nacionais em razão do discurso oficial e da propaganda."
 
Fila de caminhões no Porto de Paranaguá

"De quase, 5,6 bilhões colocados à disposição da Infraero, apenas 134 milhões foram efetivamente aplicados na melhoria ou ampliação dos aeroportos, ou seja, apenas 2,4% do investimento previsto. Esse dado revela que nós estamos atrasados. E por que estamos atrasados? A execução orçamentária é pífia. Mesmo quando os recursos são disponibilizados, as ações administrativas não são eficientes, e isso, evidentemente, acende o sinal de alerta."
 
"E pela incapacidade atual de investir do Estado brasileiro, não há como não se valer da iniciativa privada para que o País possa chegar não apenas à Copa do Mundo ou a 2016, mas possa chegar a um estágio que possibilite o crescimento econômico, já que esse apagão permanente, ou esse apagão como rotina compromete os anseios de desenvolvimento econômico do nosso País."
 
Fonte: Agência Senado, Secretaria Taquigráfica, G1, O Globo, FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário