Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mensagem - Caso Battisti

Publico aqui, o e-mail que enviei ao Senador Eduardo Suplicy, em 05/02/2009 tratando sobre o caso de extradição de Cesare Battisti, que recebeu asilo político, pelo então Presidente Lula, tendo sido confirmada a sua decisão através do Supremo Tribunal Federal, recentemente.

Cesare Battisti e Eduardo Suplicy - foto: estadão
Senador Eduardo Suplicy e alguns outros políticos e parlamentares sempre foram defensores de Cesare Battisti, acusado de ter cometido assassinatos e crimes na Itália na década de 70.

"Exc. Senhor Senador Eduardo Suplicy

Aqui, eu de seu estado (SP) e futuro eleitor (ainda indeciso se em vossa excelência) me encho de orgulho em poder me comunicar com o senhor.

O senhor representa o Governo (do PT) no Senado, governo o qual que eu não aprovo, contudo você poderá refletir conosco um instante.

Asilo político é realmente uma injeção problemática.

Para que esteja ciente, eu assisti a feia discussão entre sua pessoa e o Senador Demóstenes Torres onde vocês discutiam sobre o asilo político ao italiano Cesare Battisti.

Vamos avaliar os fatos:

Em Julho de 2007 dois inocentes boxeadores cubanos que fugiram do Pan e pediram asilo político no Brasil, foram injustamente extraditados de volta à Cuba, sem qualquer tipo de defesa ou garantia que não seriam punidos lá. A dificultosa e burocratica Justiça Brasileira simbolizada pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, um homem que passou por cima da Justiça e decidiu mandá-los de volta à Cuba.

Resumindo, dois boxeadores cubanos não mataram, não se envolveram em crimes, estavam em seu direito diplomático de pedir asilo político no Brasil, e era a nossa obrigação aceitá-los, apoiá-los, afinal todos nós sabemos da situação política que vive Cuba.

Já no caso de Cesare Battisti, que cometeu crimes segundo acusa o Governo da Itália, recebe um asilo político no Brasil com aval do mesmo Ministro da Justiça e do mesmo Governo do PT que outrora extraditaram cubanos inocentes. É isso que chamamos de Justiça Senador?

Desde já obrigado, Senador.

Luís Gustavo, SP, 15 anos"

TV Senado, Caso Cesare Battisti
Contém adaptações ortográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário