Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

80FHC

































Comemoração pelos 80 anos do ex-Presidente, ex-Ministro, ex-Senador, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso, que com acertos e erros, foi um dos responsáveis pela implantação do Plano Real que levou em quase 17 anos, ao controle da inflação e à estabilização da economia brasileira, resgatando o poder de compra do cidadão e melhorando, por tabela, a qualidade de vida da população.

Também foi sob o comando de Fernando Henrique Cardoso, que os programas sociais tiveram início, dentre eles o Bolsa-escola que anos depois viria a se unificar com outros programas, formando o Bolsa-família. Foi durante o seu Governo, que o Estado Brasileiro começou a se reformar, reduzindo gastos e diminuindo seu tamanho, a descentralização, a transparência e a meritocracia na administração pública do estado também começaram á partir de seu Governo.

As privatizações de estatais, permitiram o fim da corrupção nessas empresas, acabaram com o foco de cabide de emprego, superfaturamento e ineficiência de alguns setores que hoje são exemplo para o mundo como a Vale e a Embraer.

É preciso ressaltar também, a relevante privatização das telecomunicações que garantiram a expansão do setor no Brasil, já que hoje há mais celulares do que brasileiros no nosso país, marca recorde que também nos remete ao início da década de 90, em que a telefonia no Brasil era cara e inacessível.

As inovadoras concessões, a modernização do Estado, as Reformas econômicas, e o pioneirismo nos programas nas áreas sociais evidenciam as grandes contribuições de Fernando Henrique ao Brasil, não o bastante, ele também desenvolve na área acadêmica renomada carreira, de reconhecimento internacional, tendo se tornado ao longo desses 80 anos, um sociólogo respeitado, um político visionário, um estadista, um grande brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário