São mais de 16.800 quilômetros que fazem divisa entre o Brasil e nossos vizinhos, ao todo, são 11 estados brasileiros que fazem divisa com 10 países da América do Sul.
O grande problema, é a situação de abandono das fronteiras brasileiras, que vem se tornando cada vez mais, porteiras abertas para a entrada de armas, drogas e mercadorias ilegais, sem uma fiscalização que consiga atender aos mais de 16 mil km que nos delimitam com os países vizinhos.
O Jornal Nacional fez uma série de reportagens que denunciam a situação das fronteiras brasileiras, o verdadeiro descaso e o abandono com que temos tratado essas regiões de entrada e saída de pessoas e mercadorias, entre nós, e os nossos vizinhos.
É fundamental a proteção das fronteiras, através de Planos estratégicos e a ação efetiva das Polícias locais, da Polícia Federal e das Forças Armadas em conjunto. Com planejamento e coordenação conseguiremos monitorar e controlar as fronteiras brasileiras, e por tabela, ampliaremos o combate efeitvo às mercadorias ilegais, às drogas e ao tráfico de armas, que tem encontrado fácil acesso ao entrar no Brasil, através das nossas fronteiras desprotegidas.
"Além de uma questão de segurança pública, no combate ao tráfico de drogas e armas, o monitoramento e as ações de segurança nas nossas fronteiras são também, uma questão de Defesa Nacional, de proteção do nosso território e de combate às mazelas que nos atacam, que entram clandestinamente pelas fronteiras e atingem os centros urbanos do nosso país."
“A sensação é de que nós temos um ideal a cumprir”, declara um capitão do Exército. “A minha parte eu estou fazendo e quero fazer da melhor forma possível”, aponta um policial DOF.
VEJA online: Infográfico: O mapa do contrabando no Brasil
Concordo plenamente, é mto fácil entrar no Brasil, fazer contrabando enfim nessas frenteiras faltam policiais, armamentos,helicópteros etc...
ResponderExcluiré uma grande vdd mesmo.
ResponderExcluirObrgado pelos comentários
ResponderExcluir