Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

As transformações da UNE

Nessa semana, estudantes do Brasil inteiro se reuniram em Goiânia para um encontro da União Nacional dos Estudantes. Esta instituição sempre defendeu e representou os universitários brasileiros, exaltando as bandeiras da ética na política, da liberdade de expressão, da melhoria na Educação e das transformações pelas quais o Brasil deveria passar.

O auge da UNE foi na luta contra a ditadura na década de 60, tendo seus líderes perseguidos, presos e exilados. Foram reconhecidos nacionalmente, pela sua história, seus propósitos e sua coerência e convicção na defesa dos valores, das causas e da ética. Na década de 90 também foi essa importante instituição que protagonizou o movimento dos caras-pintadas pedindo o impeachment do Presidente Collor.

A UNE hoje

Mas desde de 1937, nós nunca tínhamos visto a UNE se partidarizar, se "alienar" de tal forma, que hoje já não se reconhece mais a UNE como uma organização dos estudantes, e sim, um bando de militantes, que abraçaram as bandeiras da conivência e da incoerência.

Mas tudo tem um porquê, a UNE vem recebendo nos últimos 8 anos, consideráveis doações de dinheiro público, e aqueles estudantes que antes defendiam o Brasil, passaram a defender o Governo, com unhas e dentes, memória curta e certo relativismo político.

A UNE realiza em Goiânia um congresso chapa branca. Está orçado em cerca de R$ 4 milhões. O evento, que cultuou Lula, foi injetado com verbas de estatais como a Petrobras e até da pasta dos Transportes, envolvida em inúmeros escândalos de corrupção.

Instado a comentar o inusitado, o presidente da UNE, Augusto Chagas , soou assim: “O patrocinador é o dinheiro público, o dinheiro da União. Nós achamos que o Congresso da UNE tem função pública... Ele serve ao Brasil.”

Há três dias, o MEC divulgou o resultado do último censo escolar. Ficou-se sabendo: um em cada cinco estudantes do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, estão matriculados em séries inadequadas à faixa etária três em cada dez alunos.

Josias de Souza, jornalista: - Enquanto os filiados da UNE gritam no Congresso “mais patrocínio oficial”, a criançada berra nas carteiras das escolas públicas: “Capricha na merenda!”.

Ao invés de cultuar o Governo e fechar os olhos para a corrupção e a impunidade, comprada por dinheiro público, a UNE deveria se espelhar nos estudantes chilenos:

Terra: 50 mil estudantes protestam por melhorias na educação no Chile.

Comentário

"O que fizeram com a UNE? Injetada com dinheiro público, ela só mantém o nome - perdeu a causa, perdeu a identidade, os princípios e o propósito. Quando uma Instituição abandona suas bandeiras históricas na defesa do povo brasileiro, para defender os interesses de um partido ou de um Governo - e se silencia diante dos escândalos de corrupção e impunidade, ela perde a identidade e o respeito daqueles que querem, de verdade, mudar o Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário