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terça-feira, 5 de abril de 2011

Bons Projetos e Boa Vontade - 4

Esse painel traz as boas iniciativas e os bons projetos que estão sendo debatidos ou aplicados em escala Municipal, Estadual ou Federal.

Nessa quarta postagem, trago a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa desburocratizar, agilizar e melhorar os serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Estadão: O governo estadual está adotando uma série de medidas com o objetivo de transformar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) num órgão eficiente, desburocratizado, transparente e acessível a todo cidadão, no padrão do Poupatempo.

Falhas de gestão permitiram que ele fosse dominado, nas últimas décadas, por esquemas de corrupção e falcatruas de todo tipo, que beneficiavam várias máfias em prejuízo da população, sempre mal atendida.

Governador e Secretários de Segurança Pública,
Gestão, Casa Civil e Planejamento respectivamente

No dia 10 de março, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto que transfere o Detran da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública. Com a mudança, 1.394 policiais, incluindo delegados e investigadores, voltarão às suas atividades na área de segurança pública.

O Detran vai oferecer mais serviços pela internet, a simplificação de processos para a execução de outros e a redução dos prazos de emissão dos documentos, com opção de sua entrega na casa dos cidadãos. Aproximadamente 30 serviços serão oferecidos pela internet, desde a solicitação da CNH e da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo até o pedido de permissão internacional para dirigir, alteração de endereço e o extrato do veículo, que contém o registro de ocorrências e dados que comprovam sua regularidade.

O órgão também executará atividades ligadas à educação para o trânsito e a reformulação do sistema de avaliação dos condutores. O governo estadual pretende investir em treinamentos e suporte para que o atendimento aos cidadãos nesses locais seja realizado com a rapidez e a eficiência do Poupatempo.

Secretário de Gestão Pública,
Júlio Semeghini, apresenta o Novo DETRAN
 A maior proximidade com os cidadãos será assegurada por meio da instalação de canais de relacionamento direto com o Detran, como o atendimento telefônico, para informações e agendamento de serviços, e a ouvidoria, que receberá denúncias, sugestões e elogios. O Detran irá também para as redes sociais, ambiente em que elogios e críticas repercutem de forma impressionante por uma malha de milhões de pessoas em tempo recorde. Tudo isso indica que o governo pretende mesmo acabar com a ineficiência e a corrupção do Detran e colocá-lo à prova.

De um dos órgãos mais problemáticos da administração pública estadual, o Detran poderá transformar-se num exemplo do esforço do governo para reduzir custos, aumentar a eficiência e a transparência e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado.

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