Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O encontro de duas siglas

Tomou posse na tradicional Academia Brasileira de Letras (ABL), o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. Doutor em Sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo, FHC é autor ou coautor de 24 livros e publicou mais de 120 artigos acadêmicos.

Em discurso de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apontou uma crise nas instituições, criticou o corporativismo e os partidos políticos e fez uma autocrítica ao citar os vícios da relação entre os poderes Executivo e Legislativo.

"A agenda pública se encolhe e as ruas sequer são ouvidas (...). Ou reinventamos a democracia contemporânea ou poderá haver a manipulação por formas de autoritarismo", comentou o ex-presidente durante o discurso de posse na ABL.

Fernando Henrique é o terceiro presidente da República a integrar a ABL, tendo sido precedido por Getúlio Vargas que impôs sua presença no grupo em 1941, e por José Sarney em 1980. Entre os atuais colegas de Academia, ele terá a companhia, nas reuniões do grupo, de velhos companheiros de governo como o ex-vice-presidente Marco Maciel, o ex-chanceler Celso Lafer, e Rosiska Darcy de Oliveira, que presidiu o Conselho dos Direitos da mulher.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário