Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"Governador por um dia"

“Se você fosse governador, o que faria para combater a violência?”. Cerca de 600 alunos responderam ao questionamento do projeto “Governador por um Dia”, promovido pelo Movimento Mulheres da Verdade em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. Os estudantes são de cinco escolas estaduais, localizadas nas zonas norte, sul, leste, oeste e centro da capital paulista.

Do total de participantes, 26 foram classificados e quatro foram premiados. Os autores das melhores redações participaram nesta quarta-feira, 18, da solenidade de premiação com o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, no Palácio dos Bandeirantes.

Aos 14 anos, Cássia Costa Barbosa, aluna da Escola Estadual Professora Marina Cintra, ficou em primeiro lugar e recebeu um tablet como prêmio. Cássia sonha ser advogada, mas, se fosse governadora por um dia, investiria na conscientização da população.

Os dois jovens que ficaram em segundo lugar receberam bicicletas e o prêmio do terceiro colocado foi um celular. Todos os participantes receberam certificados e medalhas. Entre os temas retratados pelos estudantes estão a importância de aceitar as diferenças para prevenir a violência nos estádios de futebol e o papel da família e dos professores nas campanhas contra o uso de drogas.

É com iniciativas como esta, que fomentamos a participação política, de modo a fazer com que crianças e jovens pensem sobre os problemas da coletividade, criando formas para solucioná-los em prol do bem comum. É assim que se forma o senso crítico e o faro político daqueles que, conscientes e participativos, podem de fato transformar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário