Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Começo do Fim (da Impunidade)

Desde Agosto, o Supremo Tribunal Federal vem julgando o mais complexo escândalo de corrupção da história do país. Com quarenta réus e mais de 50 mil páginas, a Ação Penal 470 vem sendo julgada pela mais alta Corte de Justiça brasileira, encerrando o último capítulo da história do Mensalão, escândalo deflagrado no 1º mandato do Governo Lula, e dizia respeito à compra de parlamentares para que estes votassem com o Governo.

O complexo e articulado esquema, envolveu a cúpula do Governo Lula, líderes do Legislativo, empresários e uma série de personagens que foram aparecendo ao longo das investigações feitas nas CPMI´s criadas dentro do Congresso nacional para investigar tal escândalo.

Desde 2005, o Mensalão respingou em lideranças partidárias como o então Presidente do PT, José Genoíno, cassou Deputados, entre eles Roberto Jefferson, e derrubou Ministros como o braço direito de Lula, e chefe da Casa Civil, José Dirceu.

Mas agora, o STF escreve o último ato dessa história, acolhendo provas e constatações denunciadas pelo Procurador-Geral da República. Desde Agosto, diversos personagens desse escândalo foram julgados e sua grande maioria, condenados.

O publicitário Marcos Valério e seus sócios, os Deputados João Paulo Cunha, Roberto Jefferson, Valdemar da Costa Neto, e agora, Delúbio Soares, José Genoíno e José Dirceu também foram condenados. A maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal constataram a existência da compra de votos do Mensalão e também, que tal esquema tinha o conhecimento e a coordenação do ex-Ministro José Dirceu, derrubando as teses defendidas dentro do PT, de que tudo não passava de caixa-dois e de que Lula e Dirceu não sabiam de nada.

De fato, as decisões são históricas. O STF mostra ao país pela primeira vez, que mesmo os poderosos, escondidos por trás de seus cargos, devem prestar contas à Justiça, assumindo as responsabilidades pelos atos cometidos. O Supremo Tribunal Federal, atua com independência, analisando o caso com responsabilidade e isenção necessárias para toda e qualquer decisão judicial.

Ao julgar e condenar os envolvidos no escândalo, o STF sinaliza que estamos no "começo do fim". É o começo da mudança de postura, é o começo do fim da impunidade que envolvia políticos e poderosos que cometiam crimes no nosso país. A justiça brasileira não faz mais do que a sua obrigação, cumprindo a lei, os magistrados estão escrevendo a história do Brasil, mostrando que a impunidade e a letargia deixaram de ser regra, cabendo às Instituições isentas cumprirem suas funções, como prevê a Constituição e deseja a sociedade brasileira.

A justiça cumpriu seu papel, julgou com isenção e seriedade. Cabe aos cidadãos cumprirem sua função, agindo com consciência e mobilização, externando seus anseios e sua vontade, e não há melhor forma de fazer isso, do que através do processo eleitoral.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário