Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em defesa de São Paulo

Homens íntegros que na política aprendi a admirar, foram alvejados com especulações fajutas de "crimes" que o CADE (vinculado ao Governo Federal) nega-se a tornar público, embora grande parte da imprensa nacional já tenha tido acesso a conta-gotas cuja mira está unicamente voltada a atingir o Governo do Estado de São Paulo. Demorei para comentar as notícias pois aguardava o desenrolar da história:

No suposto e requentado cartel envolvendo o metrô de São Paulo, o Governador Geraldo Alckmin não poupou esforços para ter acesso às investigações e saber de fato sobre o qual conluio SP tem sido vítima, uma vez que o Estado é o principal interessado na investigação mantida sob sigilo pelo CADE. Na mesma direção, o Governador convocou uma Comissão independente para apurar todas as licitações do metrô de SP sem qualquer compromisso com o erro, prova disso é a isenção e seriedade do nosso Corregedor-Geral, ex-aluno do Largo São Francisco que tive a felicidade de conhecer.

O ex-Governador José Serra por sua vez, também emitiu declarações se explicando e tornando público que jamais foi conivente com qualquer tipo de atividade que prejudicasse o povo e os cofres de São Paulo. Aliás, essa não é a primeira vez que aloprados tentam sujar a sua imagem; na década de 90 haviam falsificado a sua assinatura para envolve-lo num esquema que tempos depois foi comprovado que nunca havia existido. Em 2006, no auge da eleição, nomes ligados ao hoje Ministro Mercadante, na época candidato a Governador, foram flagrados comprando um dossiê para tentar incriminar José Serra num esquema fajuto de superfaturamento de ambulâncias, que obviamente nunca existiu.

Quanto ao ex-Governador Mário Covas, é simplesmente inadmissível que a essa altura da história ainda tentem manchar o seu legado e a sua trajetória, inabaláveis e inatingíveis, uma vez que Covas embora não possa se defender publicamente das calúnias que de forma eleitoreira atingem seu nome e seu governo, provou e comprovou que é possível unir ética e política, honestidade e política, competência e política - dizer qualquer outra cosia é fugir da verdade.

Que o CADE pare de "vazar" as investigações a conta-gotas e torne de fato todas as investigações públicas. Que o suposto conluio de empresas seja desvendado e os envolvidos sejam punidos, como já está ocorrendo em mais de 10 países em que houve cartel entre empresas privadas para onerar os cofres públicos nas licitações de trens e metrô. Que a verdade venha a tona para reafirmar a total lisura e austeridade de governos cuja história não ficará marcada por Mensalões e dossiês, diferente de outros pelos quais não colocaria a minha mão no fogo. E que Dilma aprenda com o exemplo de São Paulo e torne pública a sua posição sobre as mais recentes denúncias de "pedágio e propina" na Petrobras para abastecer os cofres de sua campanha; sugiro ainda, que ela crie uma Comissão Independente para apurar as possíveis irregularidades dos diversos Ministérios alvejados por escândalos nos últimos anos, afinal exercer a vida pública é estar preparado para ser questionado a prestar contas sempre e em todo lugar visto que a transparência e a lisura são pilares da política feita com P maiúsculo e cabeça erguida.

Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário