Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Margaret Thatcher

Morreu hoje, a ex-Primeira-Ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher. Ela foi a primeira e até agora única mulher a ser premiê no Reino Unido, liderou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19.

Em 1990, Margaret Thatcher recebeu em Londres o então presidente Fernando Collor. O jornalista Geneton Moraes Neto narra um diálogo entre os dois governantes. De acordo com ele, Collor propôs um desconto de 30% num “papagaio”, e ouviu de Thatcher: “Se o senhor deve 100, tem de pagar 100. Podemos discutir como o senhor vai pagar, mas dever 100 e querer pagar 70, negativo. Comigo o senhor não conta”.

Concordemos ou não com ela, é preciso reconhecer que Margaret Thatcher deixou como principal lição, a coragem, coerência e convicção, coisas raras na política. Coragem pra enfrentar ataques, coerência entre o discurso e a ação, e convicção na defesa dos ideais. Por isso Thatcher entra pra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário