Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sem Instituições idôneas, não há democracia

Artigo: Mapa da corrupção na Justiça, via UOL

O Judiciário convive com casos de desvios de verbas, vendas de sentenças, contratos irregulares, nepotismo e criação de entidades vinculadas aos próprios juízes para administrar verbas de tribunais.

Há centenas de casos envolvendo supostos desvios de juízes, entre eles, venda de sentenças, grilagem de terras e suspeita de favorecimento na liberação de precatórios. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça identificou dezenas de contratos irregulares em vários tribunais do país.

Das 3,5 mil investigações em curso no CNJ, pelo menos 630 envolvem magistrados. Entre abril de 2008 até dezembro de 2010, o Conselho condenou juízes em 45 oportunidades. Em 21 deles, foi aplicada a pena máxima: o juiz é aposentado, mas recebe salário integral. Simplesmente, para de trabalhar.

Juliano Basile e Maíra Magro - Valor
 
Comentário
 
"Aqui está o grande mal desse país. Sem Judiciário saudável um país não avança, não julga aquele que escolhemos. Sem um Judiciário saudável não existe aplicação da lei" Professor Humberto Dantas, cientista político, em seu facebook.

Um comentário:

  1. Concordo com o que foi dito no artigo. Nosso judiciário foi politizado.

    Há alguns dias atrás, aproveitando a ocasião da aposentadoria da ministra Ellen Gracie (STF), escrevi um artigo para o meu Blog pessoal onde criticava a maneira como os magistrados são indicados para a mais alta corte do país.

    Acredito que é nesse ponto que mora o problema. Leiam!

    http://blogdogustavodias.blogspot.com/2011/08/politizacao-do-supremo-tribunal-federal.html

    ResponderExcluir