Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Humildade do Papa não cativou Dilma


O Papa Francisco, Cardeal Bergoglio, desde sempre é reconhecido como uma pessoa humilde. Quanto tornou-se Cardeal, sugeriu que os argentinos que pretendiam ir ver a cerimônia no Vaticano, doassem esse dinheiro aos pobres. Apesar de toda a humildade no discurso e na prática cotidiana do novo Papa, isso não parece ter sensibilizado Dilma e sua comitiva.

Por ser um latinoamericano, é natural que vários líderes do continente americano tenham ido à Missa de entronização ou missa inaugural do Papa Francisco. Joe Biden, vice-presidente dos EUA, Cristina Kirchner, presidente da Argentina, os Presidentes do Chile, Paraguai, Equador, a chanceler da Alemanha, e diversos outros líderes políticos e religiosos estiveram no Vaticano para acompanhar esse momento histórico.

Contudo, surpreendeu-nos o tamanho da comitiva da Presidente Dilma ao Vaticano. Aliás, surpreendeu-nos a própria presença da Presidente, que havia dito anteriormente, que não iria, mas enviaria um representante. Depois de repensar, decidiu ir ao Vaticano, a mudança de atitude da Presidente foi interpretada pela imprensa como se tivesse tido motivação político-eleitoral, o que foi muito bem resumido por um colunista do UOL: "o país descobriu que a religiosidade de Dilma Rousseff aumenta na proporção direta da aproximação das urnas".

Enfim, descontando a motivação eleitoral da viagem de Dilma, foi uma surpresa a mais constatar o tamanho da comitiva da Presidente. Com 4 Ministros e uma infinidade de assessores e seguranças, a comitiva alugou 17 carros, 1 carro blindado, caminhão baú (pra quê?), vans, e cerca de 52 quartos em um hotel de luxo, onde a suíte presidencial custa mais de 7 mil euros a diária - detalhe, tudo isso, porque a Presidente não se hospedou na Embaixada do Brasil em Roma, onde normalmente, ficam hospedadas as autoridades brasileiras em visita à Roma.

Como fica evidente, o discurso da austeridade e humildade do Papa não cativaram a Presidente brasileira, o que envergonha o seu país e entristece aqueles que pregam um pouquinho mais de respeito ao dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário