Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Não precisamos de mais partidos, e sim, de mais Reformas!

"De olho na disputa presidencial de 2014, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva reuniu-se na noite desta terça-feira com apoiadores em São Paulo para discutir a criação de um novo partido político. O nome e o programa do partido ainda não foram definidos e serão discutidos em reunião marcada para o dia 16 de fevereiro, em Brasília. Para que a nova sigla participe da disputa em 2014, será preciso reunir 500 mil assinaturas até outubro." FOLHA (22/01/2013).

Marina Silva recebeu surpreendentes 20 milhões de votos, pulverizados entre todas as classes sociais e todas as regiões do país. Seu discurso de mudança cativou uma porcentagem do eleitorado, cansada ou desesperançosa do calejado entrave entre petistas e tucanos. Em uma coisa devemos concordar, Marina Silva ganhou cacife político e capacidade de mobilização, que não seja para mudar o Brasil, mas para fomentar tal debate.

Contudo, se cada um que pretende viabilizar seu projeto pessoal de poder, resolvesse fundar um novo partido político, estaríamos perdidos.

O Brasil já tem partidos demais. Os mais tradicionais como PMDB, PT, PSDB, os em ascensão, como o PSB, e os recém-criados PEN (Partido Ecológico Nacional) e o PSD, apelidado de "partido do Kassab".

 
Com mais de 30 partidos políticos, fica difícil distinguir as ideologias e propostas de cada um deles, ou o que é pior, a imensa maioria deles não tem qualquer compromisso ideológico ou programático, e são motivados com o puro e simples objetivo de angariar o poder, elegendo seus candidatos e trocando o apoio da sua bancada dentro do Legislativo por cargos no Executivo.

A criação de mais um partido político parece "mais do mesmo", logo, Marina Silva deveria usar seu "cacife" político pra promover um amplo debate nacional a fim de viabilizar uma Reforma político-eleitoral no país, que é o que realmente precisamos de imediato, a fim de reparar os vícios e defasagens do nosso sistema.

Termino como comecei, não precisamos de mais partidos, precisamos de mais Reformas! E cada um de nós deve fazer o possível para discutir e viabilizar essas reformas estruturais que irão de fato, mudar o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário