A surpresa com a escolha do Cardeal de Buenos Aires, Jorge Bergoglio como Papa, foi tão grande quanto as sucessivas boas surpresas que tivemos ao longo do início do seu Pontificado. A começar por ser o primeiro latinoamericano e o primeiro jesuíta a se tornar Papa, em seguida, a ser o primeiro Papa que adotou o nome de Francisco, em referência ao legado de São Francisco de Assis.
Desde sua primeira aparição no balcão da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco surpreendeu-nos diversas vezes, seja pela quebra de protocolo ao se curvar diante da multidão pedindo que todos orassem por ele, em seguida, ao optar por ornamentos e vestes mais simples dos que as que são costumeiramente usadas pelos Sumos Pontífices. Em seguida, surpreendeu-nos ao levar o Cardeal brasileiro, D. Cláudio Hummes para estar ao seu lado na sua primeira aparição.
O Papa também surpreendeu, ao término do Conclave, optar por pegar o ônibus ao lado dos demais cardeais, ao invés de usar o carro oficial do Santo Padre. Surpreendeu-nos ao ser fotografado outra vez dentro do ônibus com os demais cardeais, onde sentou-se ao lado do nosso cardeal brasileiro, Dom Raymundo Damasceno. E agora recentemente, surpreendeu novamente ao recusar-se fixar residência do apartamento tradicional dos Papas, optando por ficar em uma suíte na Casa Santa Marta, onde tradicionalmente os Cardeais são hospedados durante o Conclave.
Mais uma vez o Papa cativou a multidão, ao quebrar o protocolo, fazendo questão de cumprimentar os fieis por onde quer que passe, mantendo desde o início, um contato mais próximo e menos protocolar com a multidão. O Papa também surpreende nas palavras simples, nas orientações objetivas e claras dirigidas ao mundo.
Além de tudo isso, os brasileiros aguardam ansiosos pela visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho deste ano, a provável primeira viagem oficial do Pontífice, em razão da Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro. Além de tudo, o Papa já disse que além do Rio de Janeiro, pretende visitar também a cidade de Aparecida, em que esteve em 2007 para a V Conferência Geral do Episcopado da América-Latina e Caribe, ocasião em que Aparecida recebeu o Papa Bento XVI e os bispos de toda a América Latina.
Com a visita do novo Papa, Aparecida já terá recebido os 3 últimos Papas: João Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007 e agora, aguardamos ansiosos a visita do Papa Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário