Carlos Lupi é Ministro do Trabalho desde o Governo Lula.. A suspeita que paira sobre o Ministério do Trabalho é de que haveria um esquema de cobrança de propina envolvendo convênios com ONGs e a pasta.
O curioso é que irregularidades em convênios com ONGs também provocaram escândalos e posterioremente a demissão de Ministros de outras pastas, como a recente queda de Orlando Silva, dos Esportes.
O centro da crise, é o fato do Ministro Carlos Lupi ter negado, em depoimento na Câmara dos Deputados, a denúncia que ele teria utilizado um avião particular providencido por Adair Meira, que preside três ONGs com contratos com irregularidades com a pasta, em 2009, para viagem ao interior do Maranhão.
No mesmo depoimento na Câmara, o Ministro também negou que conhecia Adair Meira. Reportagem da revista Veja desta semana e imagens divulgadas desmentiram Carlos Lupi. Vídeo publicado pela VEJA.com.
Falando ao repórter Leandro Colon, o dono de ONGs Adair Meira se referiu ao Ministério do Trabalho de Carlos Lupi: "Aquilo é uma bagunça, tem uma série de problemas. Se o ministro tivesse um mínimo de instrução e qualificação, não passaríamos o que estamos passando no ministério."
Adair, um personagem com quem Lupi jurara não manter “relações”, é dono de três ONGs. Sozinha, uma delas, a Pró-Cerrado, escavou na “bagunça” R$ 13,9 milhões.
Ao varejar os convênios, a CGU detectou irregularidades variadas – de falseamento de metas em cursos de qualificação profissional a desvio de verbas.
"Se o que o país assiste no Trabalho não é mais um exemplo de usurpação, este é mais um ministério em que as boas intenções privadas brigam com a moralidade pública. Nesse tipo de luta, não em erro: o contribuinte entra com a cara. Ou, pior, entra com o bolso." Jornalista Josias de Souza, UOL.
Fonte: VEJA, Rede Brasil atual, UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário