Com a derrota de 74, o governo sentiu-se ameaçado e nas
vésperas das eleições de 1978, precisamente em 13 de Abril de 1977, o Presidente
Ernesto Geisel emitiu uma série de medidas que dentre elas, fechou o Congresso
temporariamente e instituiu eleição indireta para a metade das vagas do Senado,
criando a folclórica figura do “senador biônico”.
36 anos depois, estamos na iminência de um novo Pacote de Abril.
O Governo Dilma e seus adversários já estão com o “bloco na
rua”, antecipando a disputa eleitoral de 2014. Como é natural no jogo político,
já começaram os movimentos no xadrez partidário com as articulações em torno da
formação dos palanques para o ano que vem.
Nesse sentido, o PPS decidiu se juntar ao nanico PMN, e Marina
Silva, 3ª colocada nas eleições de 2010, anunciou a iniciativa de criar um novo
partido para lançar-se novamente como candidata à Presidência.
Não sei se seria motivo suficiente para sentir-se ameaçada,
mas a Presidente da República acendeu luz amarela no Planalto. Quase que
imediatamente, saiu do forno do governo um Projeto no intuito de criar
restrições aos novos partidos. Esse projeto caminhou a passos largos na Câmara,
e com uma energia e empenho surpreendentes, a proposta tramita sob “regime de
urgência” também no Senado.
Cabe aqui ressaltar que em um país com 31 partidos políticos,
definitivamente não precisamos de mais siglas, muito pelo contrário, precisamos
sim de uma Reforma Política para reestruture os sistemas eleitoral e partidário
brasileiros. Contudo, não se pode admitir que fatiem a Reforma Política e só
aprovem aquilo que interessa aos exclusivos interesses eleitoreiros do Governo.
Assim como no passado, a força do Poder Executivo enquanto
Instituição é utilizada para sanar interesses políticos e eleitorais pouco
republicanos. Se houvesse de fato interesse em tornar o sistema partidário mais
equilibrado e sério, teríamos tirado a Reforma Política do armário e não estaríamos
vendo a aprovação a “toque de caixa”, apenas daquelas medidas que convém de
acordo com as circunstâncias do momento.
Se diante disso tudo, ainda resta espaço para a indignação,
basta que constatar que diferentemente do Pacote de Abril de 77, este Pacote de
Abril passou pelo crivo de um Congresso Nacional mais omisso e mais apático do
que aquele que foi fechado pelo Presidente-General, por ameaçar a continuidade
do seu desgoverno.Foto: Orlando Brito - 14/04/1977
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