Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Penúltimo Debate

Até o dia 03 de Outubro, os candidatos à Presidente tentarão conquistar mais votos, e até lá, caberá aos eleitores participarem do Processo Democrático e escolherem as melhores opções para o próximo mandato.

Depois de outras grandes oportunidades, a TV Record realizou no dia 26 de Setembro o penúltimo debate até o dia das eleições do 1º turno. 

O debate da TV Record contou com a participação dos quatro principais candidatos á Presidência: Plínio de Arruda Sampaio, José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva.

Em um formato que permitia o diálogo e o amplo debate de questões relevantes, com tempos semelhantes para que todos os candidatos pudessem falar.

Serra condenou a aproximação do Brasil com países que, segundo ele, teriam governos “ditatoriais”, como o Irã. "Parece que temos carinho e amizades por elas [as ditaduras]."

Marina: "É uma perda de tempo para o Brasil [a polarização]. Não quero ficar medindo currículos. [...] Mas a Dilma e Serra são muito parecidos."

Dilma fala sobre os escândalos envolvendo a sua antiga pasta na Casa Civil: “Eu queria assegurar, sem sombra de dúvida, que se eu assumir, se o governo não concluir as investigações, eu vou investigar até o fim.”

Plínio fala sobre Marina Silva: "Tudo você fala em plebiscito, você quer agradar gregos e troianos. Você foge"
Marina responde: "Eu prefiro debater. E quando eu digo que prefiro plebiscito para a questão da maconha e do aborto é porque eu confio na democracia."
Plínio replica: "Você está então fazendo uma enorme demagogia, estou tendo até uma atitude antipática de dizer claramente aqui. Você está fazendo demagogia com essa história de ir para o segundo turno."

Serra disse: "O Lula não é meu inimigo. Eu não trato adversários como inimigos a serem extirpados."

Dilma diz: “Estamos tornando sonhos possíveis.”
Plínio replica: "Você mudou da esquerda para a direita"

Marina fala sobre o analfabetismo: "É como se essas pessoas estivessem ouvindo pela metade, enxergando pela metade."

Serra: “O Arruda, quando ele foi pego em um escândalo de corrupção, foi afastado pelo DEM. [...] Enquanto os integrantes do PT ficaram numa ‘nice’, impunes, alguns inclusive participando da campanha da Dilma"

Serra prometeu fortalecer o Bolsa Família e disse que o programa seria, na verdade, uma “junção de bolsas criadas” pelo governo FHC.

Plínio defendeu a valorização do professor e disse que, se eleito, irá destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país para financiar medidas na área da educação.

Dilma: “Eu prefiro a democracia ao silêncio das ditaduras.”

Plínio :"A corrupção é inaceitável, e a verdade é que ela bateu na porta da Casa Civil duas vezes. Até agora, não se viu culpado."

Plínio afirmou que Dilma, ao dizer que não sabia de irregularidades cometidas por funcionários da Casa Civil ainda durante a sua gestão, seria “incompetente ou conivente”.

Serra: "Vou criar 1 milhão de vagas em escolas técnicas"

Marina indagou Dilma sobre os escândalos envolvendo a Casa Civil: "o que a senhora fez para combater a corrupção na Casa Civil?"
Dilma respondeu: "Marina, (fiz) a mesma coisa feita por você quando ministra do Meio Ambiente, que teve processo similares, pessoas envolvidas na venda e compra de madeira do desmatamento. Isso foi objeto de investigação"

Serra "O governo Lula não mudou a política econômica do Fernando Henrique (Cardoso). Quando chegaram no governo aproveitaram as coisas boas que o governo tinha feito"

Fonte: R7, TV Record, Folha.com, Terra, UOL

sábado, 25 de setembro de 2010

Políticos com P "maiúsculo" - série completa

Na íntegra o Painel especial criado pelo Jovem Cidadão, em que homenageamos alguns dos Grandes Políticos da história do nosso país.

Antes de mais nada, gostaria de agradecer à repercursão do Painel e dizer que já estou organizando um lançamento futuro do Político com P "maiúsculo" - Parte 2. Para você ter acesso`ao Painel e desses Grandes Políticos brasileiros, trago reunido aqui os links diretos para as matérias realizadas.
Homenageamos: Ulysses Guimarães, Mário Covas, Jefferson Péres, Tancredo Neves e Franco Montoro.

Político com P "maíúsculo" - Ulysses Guimarães clique aqui  
Político com P "maíúsculo" - Mário Covas clique aqui  
Político com P "maíúsculo" - Jefferson Péres clique aqui  
Político com P "maíúsculo" - Tancredo Neves clique aqui  
Político com P "maíúsculo" - Franco Montoro clique aqui  

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Consciência e atenção antes de votar!

O Painel Especial para as eleições - O que faz um...? foi de grande repercussão e de saldo muito positivo!
Portanto, trago na reta final das eleições o Painel completo, com todos os links de acesso às informações sobre os cargos em disputa nessas eleições.

O que faz o...Presidente da República? clique aqui
O que faz um...Governador? clique aqui
O que faz um...Senador? clique aqui
O que faz um...Deputado Federal? clique aqui
O que faz um...Deputado Estadual? clique aqui

e o especial:
O que faz um...Ministro de Estado? clique aqui

O que faz o...Presidente da República?

O Presidente da República é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. É ele quem escolhe livremente seus Ministros de Estado, sem interferência alguma do Congresso Nacional. 

Atualmente, o presidente utiliza o Palácio do Planalto como gabinete e reside no Palácio da Alvorada, tendo ainda a disposição a Granja do Torto, nos arredores de Brasília. O salário atual do Presidente da república é de R$ 11.239,24.

O vice-presidente da República reside no Palácio do Jaburu, e trabalha num edifício anexo ao Palácio do Planalto e recebe salário de R$11.239,24.

Para concorrer à Presidência, é necessário observar as limitações impostas pela Constituição:

- ser brasileiro nato
- ter a idade mínima de 35 anos, completos antes do pleito
- ter o pleno exercício de seus direitos políticos
- ser eleitor e ter domicílio eleitoral no Brasil
- ser filiado a uma agremiação ou partido político
- não ter substituído o atual presidente nos seis meses antes da data marcada para a eleição.


Na ausência do Presidente, a linha sucessória é composta, em ordem, pelo vice-presidente, presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Senado Federal e presidente do Supremo Tribunal Federal.

O mandato do presidente da República do Brasil é atualmente de quatro anos com direito a uma reeleição.

Como chefe do Estado cabe ao presidente da República:

- manter relações com os Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos
- celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional
- declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional
- celebrar a paz, autorizado ou com o referendo do Congresso Nacional 
- permitir, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente
- exercer o comando supremo das Forças Armadas
- iniciar o processo legislativo
- sancionar, promulgar e fazer publicar as leis
- vetar projetos de lei, total ou parcialmente 
- editar medidas provisórias com força de lei
- nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores e o Procurador-Geral da República
- nomear magistrados
- nomear os ministros do Tribunal de Contas da União
- nomear membros do Conselho da República
- convocar e presidir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional
- decretar o estado de defesa e o estado de sítio
- decretar a intervenção federal nos Estados 
- conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei
- conferir condecorações e distinções honoríficas 

Como chefe de governo incumbem-lhe as seguintes atribuições:
- nomear e exonerar os Ministros de Estado
- exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal 
- expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução das leis federais 
- dispor, mediante decreto, sobre a organização e o funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos
- dispor, mediante decreto, sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos
- executar a intervenção federal
- remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasião da abertura da sessão legislativa, expondo a situação do País e solicitando as providências que julgar necessárias
- nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos 
- nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Governadores de Territórios, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores
- nomear o Advogado-Geral da União
- enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento
- prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior 
- prover e extinguir os cargos públicos federais

É evidente que o cargo de Presidente é o posto mais alto da hierarquia política e administrativa do país. Por isso, pense com cautela com segurança e seriedade quem está mais rpeparado, com amior bagagem para Governar o país?

Fonte: Wikipedia

Debate da CNBB 23/09

Em mais um oportunidade, os cidadãos puderam avaliar o desempenho dos candidatos e escolher o mais preparado para ser o Presidente do Brasil.

Debate realizado no dia 23 de Setembro, com a iniciativa na CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e da Rede Vida e com apoio de outras entidades religiosas de Rádio e TV.

Plinio foi a primeiro a falar e disse que sua candidatura é a única que faz a opção clara pelos pobres.

Dilma abriu sua participação afirmando representar a continuidade do governo Lula e que em suas políticas públicas vai privilegiar saúde, desenvolvimento econômico e educação.

Marina Silva preferiu não expressar sua opinião própria sobre o Aborto e defendeu a instauração de um plebiscito popular sobre o tema. 

Serra disse ser um defensor dos valores cristãos. Sobre o Pré-Sal disse que o assunto ainda carece da mais discussões e que vai investir na formação de mão-de-obra qualificada para área.

Serra disse: "Não sou cristão de véspera de eleição ou de boca de urna para ganhar eleição, e depois que passa a eleição esquece o assunto."

Dilma disse: "Qualidade de Educação é algo crucial e tem por base a valorização do professor."

Plinio alfinetou os demais adversários: "Esses aqui defendem primeiro os ricos. Também os pobres, depois, se der."

Serra: "O Pré-sal de fato, só vira no final da década. Ouve tanta onda que se deu a impressão que vinha agora"

Dilma tropeçou nas palavras ao se referir ao aborto: "Não sei o que acho... não sei se é necessário ampliar os casos já previstos na Legislação."

Para Plínio a violência decorre das desigualdades sociais, e que Educação, Saúde e Moradia são pilares para reduzir a violência.

Serra alfinetou o Governo, e o acusou de tentar trazer de volta a censura e disse: "Não se pode confundir democratização da informação com censura, criando conferências e comitês que no fundo são órgãos censores."  

Dilma foi indagada se em seu Governo não permitiria candidatos Ficha-suja.
E responde: - Não, não permitirei! - e foi vaiada pela plateia de estudantes.

Plínio retrucou com Dilma e disse:
Dilma não estaria numa situação dificil que enfrenta se não fosse o desvio do Partido dos Trabalhadores" (do qual Plínio é um dos fundadores) - e Plínio encerrou dizendo: - "Quando a ideologia deserta, a ética vai em seguida!"

Fonte: O GLOBO, RedeBrasilatual

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manifesto em Defesa da Democracia

O JOVEM CIDADÃO cedeu um post para o Manifesto em Defesa da Democracia. Como autor do blog, Deputado Estadual Jovem e cidadão assinei o Manifesto porque meu trabalho neste BLOG é em prol do Brasil e em defesa dos Direitos da Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão.

Documento Oficial:
MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático. É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável que militantes partidários tenham convertido órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos. É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em valorizar a honestidade. É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia.

Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura.

Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado. É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado.
É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.
Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para ignorar a Constituição e as leis.

Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo. Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade. Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.

22 de Setembro de 2010

- Vamos juntos nessa mobilização! Assine você também esse Manifesto - clique aqui

COMPARAR É PRECISO (3)

Na terceira série de entrevistas, desta vez no Bom Dia Brasil. Os candidatos Marina Silva, Dilma Rousseff e José Serra participaram nos dias 20,21 e 22 de Setembro respectivamente.
Como as eleições já serão realizadas na próxima semana, comparar é ainda mais necessário! Confira as entrevistas e compare!

Entrevista com Marina Silva Parte1 Parte2

Entrevista com Dilma Rousseff Parte1 Parte2

Entrevista com José Serra Parte1 Parte2

Fonte: G1, Globo, Bom Dia Brasil

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Senado é coisa séria!

Antes de cobrar transparência e honestidade dos Senadores, a democracia exige de nós, que escolhemos os homens e mulheres que nos representarão no Senado Federal!

Estando há menos de duas semanas das eleições indico que você que vai votar confira a matéria especial sobre O que faz um...Senador? e a série de entrevistas feita pelo G1 aos candidatos paulistas ao Senado.

Esse ano, vamos eleger dois Senadores, portanto você deve escolher dois candidatos!

Clique aqui - O que faz um Senador? - matéria especial JOVEM CIDADÃO

Clique aqui - Série de entrevistas com os candidatos ao Senado por SP

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Quando POLÍTICA e JUVENTUDE se juntam... (4)

Dia 20/09, véspera das eleições, campanhas de norte a sul do país, em Guaratinguetá não seria diferente! Colocamos a Juventude na rua, pra se expressar, pra mostrar que também vai participar dessa festa da democracia!

Fomos pra Avenida JK, em Guaratnguetá com direito à adesivos, kits de campanha, panfletos e música.
Distribuímos no semáforo mais de 120 kits de campanha do Serra, do Geraldo Governador e do Aloysio Nunes Senador. 

Pra agradecer à todo mundo que participou, entregando os panfletos, segurando as sacolas, tirando foto, ajudando, tocando música ou só dando apoio moral mesmo! Obrigado!
No final da Panfletagem tínhamos juntado na Avenida mais de 15 jovens cidadãos que contrinuiram para a campanha rumo à vitória nas eleições, que se confirmarão nas urnas, mas que começam nas ruas, com os Jovens!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Guia do Eleitor

Fonte: UOL

Estamos há 19 dias da eleição e ainda restam dúvidas frequentese importantes esclarecimentos sobre o Grande Evento da Democracia do Brasil!

O primeiro turno ocorre no dia 3 de outubro, enquanto o segundo será em 31 de outubro.
 
Serão eleitos o presidente da República (e o vice), governadores dos Estados e do Distrito Federal (e seus vices), 54 senadores (dois em cada Unidade da Federação), deputados federais e estaduais.
 
A votação é das 8h às 17h, pelo horário local. Por isso, a divulgação dos resultados para Presidência só começam a ser divulgados quando o último Estado terminar sua votação.
 
É obrigatória a apresentação do título eleitoral e de um documento de identificação com fotografia. Para isto, são válidos certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais. Certidões de casamento ou de nascimento não são aceitas.
 
Têm preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e que estejam amamentando.
 
É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando. Embora a lei não trate especificamente de mp3 players, a Justiça Eleitoral recomenda que este tipo de aparelho não seja usado na cabine.
 
Ordem de Votação:
- Deputado Estadual (5 dígitos)
- Deputado Federal (4 digitos)
- Senador 1 (3 digitos)
- Senador 2 (3 digitos)
- Governador (2 digitos)
- Presidente (2 digitos)

Consulte seu local de votação: clique aqui

Para mais informações: clique aqui 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Todos falam, nós escolhemos!

Faz parte crucial da democracia e da eleição, os Debates. Desde o começo oficial da eleição, já tivemos alguns debates que são fundamentais para que o eleitor possa escolher seu próximo Governante.

Até o momento já tivemos:
Debate da BAND (05 de Agosto)
Debate da internet FOLHA/UOL (18 de Agosto)
Debate da TV APARECIDA/CANÇÃO NOVA (23 de Agosto)
Debate de Vices na internet FOLHA/UOL (24 de Agosto)
Debate da TV GAZETA/ESTADO DE SÃO PAULO (08 de Setembro)

E agora o Debate da RedeTV! e FOLHA, realizado no domingo, 12 de Setembro. Desta vez, diferente dos dois últimos debates, todos os candidatos convidados estiveram presentes. Incluindo Dilma Rousseff que faltou nos anteriores. Também compareceram José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda.

 Veja o que disseram os candidatos:

Plínio "Dilma você não respondeu a minha pergunta! ... Pelo amor de Deus vamos levar a ´serio o negócio aqui!... Agora não é pra dar risada, eu estou falando coisas seríssimas aqui!"

Serra “Toda a energia que eu tenho nessa campanha vem do meu contato com as pessoas. O que eu tenho a oferecer é o meu valor democrático. Isso é o que ofereço, tirar as coisas do papel”

Plínio “Eu entro nessa campanha porque o meu partido quer que a população ouça outras propostas”

Marina “Que medidas serão tomadas para evitar violações de sigilos?”
Dilma “É fato que no Brasil já houve grandes vazamentos. Não creio que esse seja o último. Acredito que é importantíssimo preservar essa instituição (Receita Federal)”.
Marina "está banalizado quando o próprio ministro diz que aquilo é corriqueiro”

Serra “O que a candidata pensa sobre a tributação do saneamento?”
Dilma “Eu penso fazer o que fizemos nos últimos 5 anos com o PAC”
Serra “Em SP, nós tivemos um grande investimento com as prefeituras. Queremos fazer um projeto de universalização do sanemento”. “A continuidade do que tem sido feito até agora seria ruim. Não houve investimento federal em São Paulo."

Serra enumerou os escândalos do Governo, E ironizou a petista por ter o apoio do ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu. “Agora você vai pedir direito de resposta por isso [dizer que tem apoio de Dirceu]?”

Serra se refere à Dilma “As pessoas sabem que eu não sou nem caluniador nem evasivo. Minha vida pública é bem conhecida. No seu caso, realmente não dá para dizer. Não dá para saber se você é ou não caluniadora ou se é ou não evasiva”

Dilma "Lamento a tentativa sistemática do meu adversário de me desqualificar”

Serra “O maior sucesso da gestão atual foi não atirar o Plano Real pela janela, como eles anunciaram que fariam e não fizeram. O maior fracasso foi o mensalão, o dossiê dos aloprados, essas violações da Receita”

Marina “Avançamos na economia, avançamos no social, mas na política recuamos”

Plínio “Não sei em que país vive a Dilma. O maior sucesso do governo Lula é ter tido popularidade em um país onde 35% das pessoas passam fome. Essa população acredita no Lula porque recebe uma Bolsa Família, que é para hoje. E o amanhã?"

Fonte: UOL, FOLHA, Blog do Noblat, RedeTV!

domingo, 12 de setembro de 2010

Político com P "maiúsculo" Franco Montoro

André Franco Montoro
São Paulo, SP - 14 de Julho de 1916

Foi advogado, professor e político brasileiro, tendo sido eleito 15º Governador do estado de São Paulo.

Franco Montoro como é conhecido, foi filho de um tipógrafo, formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP. Também formou-se em Filosofia e em Pedagogia.

Se tornou professor Universitário da PUC-SP, assumiu posteriormente o cargo de Secretário Geral de Serviço Social da Secretaria Estadual de Justiça. Por 10 anos, foi Procurador do Estado.

Ingressou na política, tendo sido eleito vereador de São Paulo em 1947, em seguida, elegeu-se Deputado Estadual e posteriormente foi Deputado Federal por três mandatos consecutivos.

Durante a "experiência" Parlamentarista no Brasil, tendo Tancredo Neves como Primeiro-Ministro, assumiu o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Com a queda de João Goulart e o Golpe Militar de 1964, Franco Montoro filia-se ao MDB. Em 1970 elege-se Senador, e se reelege 8 anos depois. Com a volta do pluripartidarismo ingressa no PMDB onde em 1982 é eleito Governador do Estado de São Paulo, tendo sido as eleições de 82 um marco pela volta das eleições diretas após quase vinte anos.

Com Franco Montoro no Governo do Estado, sua cadeira no Senado é ocupada por Fernando Henrique Cardoso. Na eleição de 82, Franco Montoro disputou o cargo de Governador com concorrentes entre eles Jãnio Quadros e Lula.

Como governador, Montoro descentralizou a administração do estado em 42 regiões de governo. Na área da educação, municipalizou a merenda e as construções escolares, além de implantar o ciclo básico no extinto Primeiro Grau.

Construiu quatro mil quilômetros de estradas vicinais, ampliou as redes de água e esgoto e a quantidade de municípios atendidos pela Sabesp. Expandiu a atual Linha 3 do Metrô. Reequipou as Polícias Civil e Militar, criando a Operação Polo e o Tático Móvel, como iniciativas para reduzir a criminalidade

O Governador de São Paulo José Serra (2007 a 2010), foi Secretário de Planejamento de Montoro e o Governador Orestes Quércia (1987 a 1991), além de sucessor de Montoro, era também seu vice.
Mário Covas foi prefeito de São Paulo nomeado por Montoro em 1983 e depois também se tornaria Governador de São Paulo.

Montoro foi uma das principais lideranças na luta pela redemocratização do país e da campanha pelas eleições diretas para presidente da República. Ao lado de Tancredo Neves e Ulysses Guimarães, esteve em todos os discursos e comícios pró-diretas, em 1984.


Montoro teve atritos com os Peemedebistas de SP, com a vitória de Jânio Quadros sobre Fernando Henrique Cardoso. Ao deixar o Governo paulista, tem Orestes Quércia como seu sucessor.

Em 1988 foi uma das lideranças junto com Mário Covas, Serra, Fernando Henrique Cardoso, Chagas Rodrigues, José Richa, Teotônio Vilela Filho, entre outros fundaram o PSDB.

Em 1990 Franco Montoro perdeu a disputa ao Senado para Eduardo Suplicy. Nos anos posteriores, elegeu-se Deputado Federal por dois mandatos. Não tendo completado o segundo decorrente do seu falecimento em 16 de Julho de 1999.

Frases de Franco Montoro

"República significa coisa pública e não coisa nostra"

"Ninguém vive na União ou no Estado, as pessoas vivem no município!"

"Não podemos aceitar a exploração do homem pelo homem, nem a opressão do homem pelo Estado, comunidade é a ideia força de uma política humanista"

"Não basta que o país seja mais rico, mas que a população viva melhor"

"Programas participativos tem resultados muito superiores aos que se baseiam apenas nas estruturas burocráticas"


Fonte: Wikipedia, Blog de volta ao pulsar das ruas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Debate 08/09

Foi realizada pela TV Gazeta e pelo Jornal O Estado de São Paulo o debate no dia 08/09. Em mais uma reunião da democracia estiveram presentes os Candidatos à Presidente da República.

José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio compareceram, já a candidata Dilma Rousseff faltou a mais um debate pela segunda vez consecutiva. Dilma também se ausentou de Sabatinas para Jornais e para a internet.

Marina Silva. "Mais uma vez a Dilma não respeitou a nossa presença", afirmou. "A sociedade brasileira sente desconforto com esse desmando na Receita Federal", disse a candidata verde.

Plínio de Arruda, por sua vez, propôs que o governo deixe de pagar os juros da dívida para que possa elevar os gastos em educação de 3% para 10% do PIB (Produto Interno Bruto). "Dinheiro tem. Esse país tem dinheiro de sobra".

José Serra: "A segurança, no plano nacional, está largada. Só tem uma ou outra ação pequenininha, para efeito de marketing", criticou Serra, ao falar sobre a atuação do governo Lula na área. "O governo federal tem que entrar nessa luta", disse.

Plínio de Arruda: "Lula é continuação do FHC. É tudo farinha do mesmo saco".

José Serra: "Dilma, por que você aumentou tão fortemente o imposto federal sobre a energia elétrica, sob sua responsabilidade? Hoje, o Brasil tem a terceira tarifa de energia elétrica (mais cara) do mundo, e isso foi sob sua gestão", afirmou. "E por que manteve o imposto sobre saneamento que tira R$ 2 bilhões por ano do setor?", indagou.

Plínio chama Dilma de blefe - a candidata faltou ao debate
Plínio de Arruda: “Blefe”, por exemplo, foi uma das definições de Dilma cunhada por Plínio. O candidato do PSOL foi quem bateu mais duro na petista. Para ele, Dilma “não é do ramo”, “foi inventada”, “é uma invenção marqueteira”, “vai sempre com os capangas atrás”.

José Serra: “Dilma foge ao debate”, ela “tem dificuldade para explicar com franqueza o que pensa”, tem Fernando Collor como cabo eleitoral, aumentou imposto sobre energia elétrica, “o PT, da candidata Dilma, tem estado por trás desses vazamentos (de impostos e contas bancárias)”, ela “terceiriza até o debate (é o presidente do partido e o presidente da República que falam por ela)”.

Marina Silva: foi incisiva na crítica ao pronunciamento de Lula na propaganda de Dilma para defendê-la das acusações de violação de sigilo fiscal de aliados e familiares de Serra: “O presidente da República vem a público para dizer que as vítimas não têm nenhuma importância e sai apenas na defesa da sua candidata.”

José Serra, além de criticar a principal adversária repetidamente, falou de “saúde”, “segurança”, “trabalho” e, com menor ênfase, de “educação” e “impostos”. Ao mencionar o vazamento de dados pessoais de seus familiares.

Marina Silva incorreu na prática de sempre, e pareceu falar de um tema só, com diferentes palavras: “meio ambiente”, “ambiental”, “saneamento”, “licenciamento”, “florestas”, “naturais”, “esgoto tratado”. Mesmo quando falou de “desenvolvimento”, foi para tentar conciliá-lo com sustentabilidade. Seu momento alto foi quando criticou o governo Lula demonstrando indignação.

Plínio de Arruda manteve o papel de franco atirador. Como de hábito, foi o mais engraçado. Arrancou risos e até aplausos da plateia em mais de uma ocasião. Criticou Dilma, Lula e, com menos frequência, Serra e Marina (”tudo farinha do mesmo saco”). Falou de “educação pública”, de “igualdade” e, para rebater as “cifras” de Dilma (”são enganação”), enumerou as suas próprias, todas negativas para o governo federal. Nesse ponto, limitou seu eleitorado a quem acha “que está tudo errado”.

Fonte: TV GAZETA, Jornal O Estado de São Paulo

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quando POLÍTICA e JUVENTUDE se juntam... (3)

É verdade, o resultado não pode ser mais positivo.

Já foi dito, e você também encontra no meu perfil, um pouco da minha biografia, mas esse post é pra mostrar 4 bons exemplos de como Juventude e Política podem caminhar juntas.

Na quarta série do Ensino Fundamental, já apresentava senso crítico, e para pedir por melhorias na Segurança Pública, enviei uma carta ao Prefeito Municipal de Guaratinguetá, na época Sr. Francisco Carlos, aqui de Guaratinguetá. Ele respondeu a minha carta, me tranquilizando á respeito da Segurança em nossa cidade, e despertou ali, minha disposição para política.

No segundo ano do Ensino Médio fiz o Projeto de lei, que criava o Programa da Melhor Idade, o atendimento médico domiciliar aos idosos do Estado de São Paulo. O projeto foi escolhido, e me tornei Deputado Estadual Jovem pelo Parlamento Jovem Paulista, iniciativa da Assembleia Legislativa de São Paulo. Esse mesmo projeto foi levado meses depois á Câmara dos Deputados por iniciativa e colaboração do Deputado Marcelo Ortiz, também aqui de Guaratinguetá.

Recentemente, fiz uma visita ao Gabinete do Vereador de Guaratinguetá, Márcio Almeida. Fui muito bem recebido, e na ocasião, entreguei á ele 100 iniciativas minhas para o Desenvolvimento de Guaratinguetá.

Na minha última reunião, fui visitar o atual Prefeito Municipal de Guaratinguetá, Júnior Filippo e ele me recebeu de forma calorosa, onde levei para ele 2 projetos meus:
- Conservação de terrenos e lotes
- Construção obrigatória de calçadas em terrenos na zona urbana da cidade

Enfim, serve ao homem público receber as pessoas e atendê-las. Cabe ao Jovem Cidadão, ter a iniciativa e a vontade de colaborar para melhorar a vida das pessoas.

Prefeito Júnior Filippo e o ex-Prefeito Francisco Carlos


Vereadores de Guaratinguetá, Márcio Almeida e George Nicolas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Político com P "maiúsculo" - Tancredo Neves

Tancredo de Almeida Neves
São João del-Rei, MG 4 de Março de 1910

Foi advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido eleito o Primeiro Presidente Civil já no término da Ditadura Militar que vigorou no Brasil de 1964 até 1985, data de sua posse.

Formou-se em Direito, exerceu cargo de promotor público. Teve importante atuação na transição da República Velha para a Era Vargas.

Foi vereador, prefeito, no Estado Novo de Vargas teve seu mandato extinto. Foi convidado para integrar a Administração do Estado de MG, recusou pois não serviria à ditaduras.

Elegeu-se Deputado Estadual, Deputado Federal e ocupou o cargo de Ministro da Justiça de JK.

Em certo momento no Brasil de João Goulart, Tancredo ocupou o cargo de Primeiro-Ministro que atualmente já não existe mais. Com o golpe militar, Tancredo se recusa à ir para o ARENA (partido que apoiava os militares).

Atuou no combate ao Regime Militar, filiou-se ao MDB e se tornou uma das vozes mais fortes da oposição. Com a volta do pluripartidarismo, elegeu-se Governador de MG, tendo ocupado antes cadeira no Senado.

Foi atuante e decisivo no Movimento das Diretas Já. Tinha boas relações políticas e sabia articular. No retorno da democracia, Tancredo se destacou à frente do MDB.

Para as eleições indiretas do Colégio Eleitoral, o PMDB lança Tancredo Neves Presidente, coligado com um Vice da ARENA, José Sarney. Eleitos indiretamente, Tancredo se torna o Presidente Civil após 21 anos de Governos Militares, marcando o fim do Regime.

Tancredo Neves não chegou á assumir à presidência da República, pois sofria com fortes dores abdominais. Morreu no dia 21 de Abril de 1985 com Infecção generalizada. Em seu lugar, tomava posse o seu vice, que se tornaria Presidente do Brasil, José Sarney.

A eleição de Tancredo marcava o fim de uma Era, e o início da Transição. Sarney teria que assegurar a volta da democracia, a liberdade de imprensa e  elaboração de uma nova Constituição.
Tancredo Neves se tornou símbolo de mudança no país, e sua morte foi vista com comoção por todo o país.

Frases de Tancredo Neves

Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade!

Maluf simboliza tudo quanto a Revolução realizou de negativo nesses 20 anos!

Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros!

Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, podemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la!

Não celebramos, hoje, uma vitória política. Esta solenidade não é a do júbilo de uma facção que tenha submetido a outra, mas festa da conciliação nacional, em torno de um programa político amplo, destinado a abrir novo e fecundo tempo ao nosso País. A adesão aos princípios que defendemos não significa, necessariamente, a adesão ao governo que vamos chefiar. Ela se manifestará também no exercício da oposição. Não chegamos ao poder com o propósito de submeter a Nação a um projeto, mas com o de lutar para que ela reassuma, pela soberania do povo, o pleno controle sobre o Estado. A isso chamamos democracia!

Fonte: Wikipedia

COMPARAR É PRECISO (2)

Depois do JN, agora os candidatos à Presidente foram sabatinados pelo Jornal da Globo. Pra você que vai votar, é crucial analisar o que os três disseram.

Clique aqui - Entrevista com Dilma Rousseff

Clique aqui - Entrevista com José Serra

Clique aqui - Entrevista com Marina Silva

As entrevistas foram realizadas nos dias 30 e 31 de Agosto e 1º de Setembro.

Fonte: G1, Globo, Jornal da Globo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

188 anos de Independência

e apenas 21 anos de Democracia

Olhar consciente sobre o Brasil
Somos um país democraticamente novo. Vamos pra nossa sexta eleição pra Presidente. Refletimos, analisamos, aprendemos com os erros, somos motivados pela situação econômica do país, mas há muito o que se fazer e muito o que se pensar, afinal em 2022 completaremos 200 anos independentes. E assim como um homem reflete quando chega na meia idade, o país precisa analisar o que somos, onde estamos e pra onde queremos ir definitivamente.

A Economia melhorou muito nos últimos anos, que são o resultado do combate à inflação e à estabilização monetária proporcionada pelo Plano Real. Recursos energéticos e novas perspectivas nos motivam, mas o país ainda carece no que se diz sobre Infra-estrutura, nossa malha rodoviária federal é precária e oferece riscos. Não se investe em metrô, ferrovias e aerovias. De todos os nossos aeroportos, todos sobrecarregados. É evidente que muito precisa ser feito nessa área.

O país ainda é desigual. Alguns estados mostram avanços e positivos projetos de desenvolvimento. Enquanto a grande maioria dos Estados Brasileiros carecem de investimentos, nossos municípios se veem de mãos atadas frente ao Centralização do Poder e da Administração Pública, característica essa, herdada dos portugueses que nos colonizaram.  

Altas taxas e abusivos impostos, má distribuição de recursos, ineficiente distribuição de renda, baixas taxas de investimentos governamentais, altas juros. Esse quadro precisa ser reparado, e esses números não podem ser engavetados ou maqueados pelo Governo que diz ter compromisso com o povo.

Educação é a única chave para o desenvolvimento de uma Nação. Erradicar o analfabetismo. Profissionalizar o jovem, é garantir emprego e dar oportunidade de vida. Investir na educação é assegurar o combate eficiente à criminalidade e as drogas.

Na saúde, o Brasil precisa descentralizar o sistema. Precisamos municipalizar a saúde e dar aos prefeitos os recursos necessários para coordenar programas de assistencia às gestantes, idosos e crianças. A Saúde tem que ser tratada nas escolas, o combate às drogas tem que ser visto como objetivo de saúde pública. 

A Segurança remete à dois dutos: tráfico de drogas e tráfico de armas. Para solucionar tais problemas uma única solução: Proteger as fronteiras. O Brasil precisa atuar de forma séria e imediata nas fronteiras à fim de vedá0las contra o tráfico de países vizinhos. O brasil também necessita fazer a Reforma do Sistema Judiciário, á fim de acelerar os processos. E também realizar a Reforma Penitenciária, melhorar o sistema de segurança e garantir profissionalização e integração para ex-detentos. 

O Meio Ambiente tem que ser visto com maior seriedade. Garantir o tratamento do esgoto é fundamental para assegurarmos à diversidade em rios e mananciais. Também precisamos olhar de forma responsável para a Amazônia, para as novas fontes de energia limpa, incentivarmos a captação de água de chuvas e os paineis solares em residências. Colocarmos á Ecologia dentro das escolas, ampliarmos a Reciclagem do Lixo e a Coleta de resíduos.

Também remetemos aos alarmante números do Saneamento Básico. Ampliá-lo tem que ser meta para o país, para os Estados e Municípios. Erradicar a Seca no NE é proporcionar condições de captação e armazenamento de água. E também investir no turismo da região.

Somos independentes há um bom tempo, mas somos adolescentes no que se diz sobre Democracia. O Brasil precisa amadurecer, valorizar a consciência política para promover igualdade social. 

Não sabemos ao certo como o País estará em 2022 quando completaremos nosso Bicentenário da Independência, mas podemos garantir que será pelo processo democrático e republicano que chegaremos até ele, combatendo nossos problemas, buscando slouções inteligentes para melhorarmos a vida de todo o nosso povo.      

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que faz um... Deputado Estadual?

Muita gente me pergunta, e pouca gente sabe responder, o que faz um Deputado Estadual? Pra que servem? Onde trabalham?

O Deputado Estadual é quase idêntico ao Deputado Federal, tem praticament6e as mesmas funções, contudo, enquanto o Deputado Federal cuida de interesses da Nação e vota projetos de lei para o país, o Deputado estadual faz tudo isso, só que a nível estadual. 

O Deputado Estadual é eleito para representar à população junto aos Governos Estaduais. Ele cria e vota projetos de lei para serem aplicados em todo o seu estado. 


Os Deputados Federais se reúnem na Câmara dos Deputados. Já os Deputados Estaduais se reúnem nas Assembleias Legislativas dos Estados. Cada Assembleia Legislativa tem um número de Deputados Estaduais, proporcionais à população do estado. Por exemplo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, são 94 Deputados Estaduais, Já na Assembleia de Pernambuco, são 57 Deputados Estaduais.  

São os Deputados Estaduais os representantes do povo no Poder Legislativo de cada Estado. Cada Deputado tem mandato de quatro anos, podendo se reeleger por sucessivas vezes.

Compete aos Deputados Estaduais:
- Criar e votar leis para o Estado
- Elaborar e emendar a Constituição Estadual
- Julgar anualmente as contas prestadas pelo Estado
- Fiscalizar o Governo Estadual
- Destinar recursos Estaduais para os Municípios e Regiões

No caso do Distrito Federal, os Deputados à nível estadual são chamados de Distritais, e a Assembleia Legislativa é chamada de Câmara Distrital.

Conheça o trabalho das Assembleias Legislativas:
Estado de São Paulo - ALESP
Estado do Rio de Janeiro - ALERJ
Estado de Minas Gerais - ALEMG
Estado da Bahia - ALEBA
Estado do Paraná - ALEPR
Estado do Amazonas - ALEAM


 Fonte: Wikipedia, ALESP

sábado, 4 de setembro de 2010

Quando JUVENTUDE e POLÍTICA se juntam (2)

Sucesso, sucesso, sucesso - Panfletagem e adesivaço dia 04/09 em Guaratinguetá, SP  foi NOTA 10!

Agradecimentos antes de mais nada aos amigos:
@karoolpimentel e @lucascuri e também: Klaus, Léo e Bruninho que participaram da panfletagem.

Aos demais, Giovana, Fael, Guio, Paty, Débora, Mazinha, Carolzinha, Naty que estiveram dando força na concentração na porta do Einstein. Obrigado!

Mas vamos aqui registrar o Adesivaço e a Panfletagem que foram feitas na manhã de sábado (depois da prova).
Nós fizemos uma Concentração na porta da Escola, adesivamos a bicicleta do Fael (foto), a Carol já fez um corpo à corpo com uma senhorinha eleitora, e depois seguimos pra Avenida.

Panfletamos na Oficina Mecânica Manoel Auto Peças, e fomos seguindo em direção á tradicional Feira do Campo do Galvão. Lá nós fomos visitando as barraquinhas, falando com as pessoas, panfletando e distribuindo bandeirinhas paras as crianças.

Fomos muito bem recebidos e o contato com o povo foi muito Positivo, aprendemos muito e levamos a bandeira Presidente #Serra45, Governador #Geraldo45, e Senador #AloysioNunes451

Nos próximos eventos, mobilizações, nas próximas panfletagens vamos continuar mobilizando em prol do Brasil e da Juventude!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quando JUVENTUDE e POLÍTICA se juntam

O resultado não poderia ser mais positivo!

Já está criada em Guaratinguetá, SP a Rede Jovem de Mobilização:
O JOVEM CIDADÃO engajado e consciente.

Reunimos até o momento 15 jovens menores de 18 anos que tem vontade própria, que são engajados, que são conscientes e politizados. A Juventude Política se organiza em Guaratinguetá com um objetivo, fazer política para fazer o bem.

Reunidos nessa causa, vamos para a rua, confiantes de que na política iremos fazer um Brasil melhor.

O material de campanha já chegou, agora vamos organizados para a rua, mobilizando e conscientizando mais cidadãos.

Acompanhe a agenda do JOVEM CIDADÃO:
- 4 de Setembro (Sábado): Adesivaço e Panfletagem na Avenida JK

Em breve:
- Panfletagem no Centro de Guaratinguetá
- Panfletagem na Feira de Aparecida
- Panfletagem na Avenida João Pessoa